Origem do Universo e do Sistema Solar: Desvendando os Mistérios dessa Fascinante Jornada

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Neste artigo você vai embarcar numa fascinante jornada da Origem do Universo e do Sistema Solar, assunto importante em Biologia.

Mas, eu sei que você deve estar se perguntando: “Por que estudar isso em Biologia e não em Física ou Geologia?”

Pois bem, a Biologia é um ramo da ciência que estuda a vida e como esta se relaciona entre si e com o meio ambiente, ou seja, com os recursos físicos e químicos do planeta.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Então, perceba que para estudarmos a vida é importante entendermos como se deu não só a formação do planeta Terra, como também voltar um pouco mais no tempo para compreendermos a origem do universo e do sistema solar.

Afinal de contas, toda a matéria e energia que formam o nosso planeta foi formada com o surgimento do cosmos.

Origem do Universo Resumo

Até o presente momento, a teoria mais aceita pela comunidade científica e que explica a origem do universo é a Teoria do Big Bang, ou passando para o Português, teoria da Grande Explosão.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

De acordo com essa teoria, o universo teria surgido a partir de um ponto muito compacto, com densidade infinita e que teria explodido há cerca de 13,8 bilhões de anos.

Depois disso, além da “grande explosão” o universo se expandiu (e ainda se expande até hoje) formando:

  • O Espaço;
  • O Tempo;
  • A Energia;
  • A Matéria.

Conforme acontecia a expansão, os primeiros átomos foram surgindo, depois estrelas e galáxias.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Origem do Universo Mapa Mental

Veja agora este incrível mapa mental sobre a origem do unvierso que preparamos para você consolidar seu aprendizado sobre o tema.

Além do deste mapa mental, vou deixar abaixo uma videoaula sobre a origem do universo para você se aprofundar um pouco mais sobre o assunto. Boa aula!

A Origem do Sistema Solar Resumo

Há cerca de 4,6 bilhões de anos surgiu o nosso Sistema Solar! O Sistema Solar é um sistema planetário, onde você encontra determinados corpos celestes, como:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
  • Planetas;
  • Satélites naturais;
  • Cometas;
  • Asteroides.

Esses corpos celestes, devido a força da gravidade, se encontram conectados à uma estrela, aqui no nosso caso, essa estrela é o Sol.

Segundo os cientistas, o Sistema Solar se formou a partir de aglomeração de gases e poeira interestelar, ou seja, através de uma nebulosa que se encontrava na nossa galáxia, a Via Láctea.

Esses gases que originaram o Sistema Solar eram em sua maioria gás hidrogênio (H2) e gás hélio (He). Já a poeira era constituída por grãos de carbono e silicatos.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Depois de milhões de anos, por ação da força gravitacional, essa nebulosa foi compactando, a temperatura no centro dela foi subindo até que atingiu cerca de 10 milhões de graus Celsius.

A partir daí começou a ocorrer uma série de reações de fusão nuclear no centro dessa nebulosa, o que fez liberar muita energia e luz.

Olha que legal, o que temos? A formação da nossa estrela, o Sol, que é uma estrela amarela.

Logo depois, foi se formando um disco de matéria, que passou a girar ao redor do Sol, preso pela força gravitacional.

Em seguida, nesse disco foram surgindo condensações em pontos específicos, dando origem aos planetas, asteroides, cometas e satélites.

Origem do Sistema Solar Mapa Mental

Nós aqui do Biologia Digital preparamos um mapa mental sobre a origem do sistema solar para você reforçar o que aprendeu aqui no artigo.

Você também pode conferir abaixo uma videoaula sobre a origem do sistema solar.

LEIA MAIS: Autótrofos e Heterótrofos: Quem são e Principais características

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *