Sistema incomum com 6 planetas em sincronia orbital é descoberto

Sistema incomum com 6 planetas em sincronia orbital é descoberto

Sistema está a 100 anos-luz de distância da Terra

Cientistas descobrem sistema planetário com 6 mundos em ressonância orbital, um tipo de sincronia raro que deixou os estudiosos empolgados.

A descoberta aconteceu graças aos dados do Cheops (Characterising ExOPlanet) que pertence à agência espacial europeia, a ESA.

Vale ressaltar, que os planetas que estão em sincronia orbitam a estrela hospedeira HD110067, que fica a cerca de 100 anos-luz de distância da Terra no aglomerado Norte de Coma Berenices.

Além disso, é importante destacar que os resultados da pesquisa foram publicados no último dia 29, na revista científica Nature.

Cabe ressaltar, que inicialmente os cientistas haviam detectado este sistema planetário em 2020, através do Observatório TESS.

Na época, os pesquisadores perceberam uma queda na luz da estrela hospedeira, um forte indício de que os planetas estavam transitando na frente da estrela.

Para confirmar a observação inicial, os cientistas utilizaram o Cheops, da ESA, e perceberam que o sistema é composto por seis mundos.

Além disso, os seis planetas estão em ressonância orbital, com cada planeta mais externo apresentando 1,5 vezes o período orbital do próximo planeta mais interno.

De acordo com Rafael Luque, autor do estudo, apenas um por cento dos sistemas planetários apresentam esse tipo de ressonância orbital.

Além do mais, os cientistas agora pretendem utilizar o telescópio espacial James Webb para analisar a composição atmosférica desses mundos.

Cobra viperina engasga ao tentar comer peixe ruffe na França. Veja essa incrível história registrada da vida selvagem.

Veja Mais...