Planeta Marte pode ser mais ativo do que se acreditava

Planeta Marte pode ser mais ativo do que se acreditava

Cientistas acreditam que planeta pode estar ativo nos dias de hoje

De acordo com uma equipe de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, o planeta Marte pode ser mais ativo do que se acreditava.

Isso porque os estudiosos chegaram à conclusão de que aconteceram cerca de 40 atividades vulcânicas em um passado recente do planeta.

Além do mais, os pesquisadores também identificaram grandes evidências da liberação de vapor de água através da grande fenda que corta a planície Elysium Planitia.

Ainda, Marte pode ser também capaz de abrigar vida microscópica abaixo da superfície em fontes hidrotermais presentes nessa fenda localizada nessa planície.

Isso porque através dessa fenda foram identificadas plumas de vapor de água sendo expelidas.

E essas plumas vapor de água não só reforçam a hipótese de atividade geológica em Marte como também apoia a nossa ideia de “vida como conhecemos”, que precisa de água líquida.

Além disso, os cientistas acreditam que algumas dessas atividades vulcânicas aconteceram recentemente há apenas um milhão de anos atrás.

Cabe ressaltar, que entre 2018 e 2022 a sonda Insight da Nasa, identificou atividades sísmicas na superfície marciana o que sugere, inclusive, que o planeta continua ativo nos dias de hoje.

Marte ser mais ativo do que se pensava, afirma estudo

Veja Mais...