NASA descobre 17 exoplanetas que podem abrigar vida

NASA descobre 17 exoplanetas que podem abrigar vida

Mundos congelados são semelhasntes às Luas de Júpiter

Recentemente, a NASA descobriu 17 exoplanetas que podem abrigar vida em seus oceanos de água líquida subterrânea.

Isso principalmente levando em consideração o conceito de “vida como nós conhecemos”, que precisa da presença de água líquida.

Dessa maneira, esses exoplanetas são semelhantes às luas de Júpiter, Encélado e Europa, que apresentam oceanos imensos abaixo da superfície congelada.

Além disso, é importante destacar que esses 17 exoplanetas em média são mais frios e menos densos do que a Terra, apesar de terem mais ou menos o mesmo tamanho do nosso planeta.

Ainda, como as suas estrelas hospedeiras não produzem calor suficiente para manter esses oceanos líquidos, outros processos internos são importantes para manter a água nesse estado.

Por exemplo, a força de Maré e a decomposição de elementos pesados do núcleo desses exoplanetas são fundamentais para manter a água líquida nesses mundos.

Cabe ressaltar, que no futuro os cientistas vão fazer espectroscopia para conhecer a composição química desses exoplanetas.

Dessa maneira, as plumas de vapor de água (presentes também nas luas de Júpiter), serão analisadas com o objetivo de procurar por sinais de vida ou bioassinaturas.

NASA descobre 17 exoplanetas que podem conter vida em seus oceanos congelados e subterrâneos

Veja Mais...