Tibete pode estar se dividindo em dois sob o Himalaia, revela estudo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Pesquisadores descobriram evidências de uma possível divisão do Tibete em dois por baixo do Himalaia, revelando uma complexidade ainda maior na geologia da região.

O estudo foi publicado como preprint, confira aqui.

Crescimento dos Himalaias e Colisão Tectônica

O Himalaia está em constante crescimento devido à colisão entre duas placas tectônicas continentais: a indiana e a euroasiática. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Esta colisão maciça levanta a cordilheira mais alta do mundo, mas a dinâmica exata por baixo do Tibete ainda é um mistério.

Complexidade da Colisão

Diferentemente das colisões entre placas oceânicas e continentais, onde uma placa desliza sob a outra, a colisão entre duas placas continentais igualmente densas é mais complexa. 

No caso dos Himalaias, os cientistas ainda estão tentando entender se a placa indiana está simplesmente deslizando sob a placa euroasiática ou se está se dividindo e fragmentando.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Evidências de Divisão

Nova pesquisa sugere que a placa indiana pode estar se subduzindo, mas também se deformando e se fragmentando, com partes da crosta se separando. 

Isso foi observado através de análises de ondas sísmicas e variações geoquímicas na região.

Implicações e Riscos

Essa descoberta não apenas fornece uma compreensão mais profunda da geologia do Tibete, mas também pode ajudar a identificar áreas de maior risco de terremotos ao longo do limite das placas. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

No entanto, ainda há muito a ser compreendido sobre como esses processos subterrâneos se traduzem em eventos sísmicos na superfície.

Leia outro artigo do Biologia Digital: Colisão com universos bebês pode explicar a expansão do nosso Universo, afirma estudo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *