Templo circular Maia de mil anos é encontrado no México 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Imagem do templo circular Maia descoberta na península de Yucatán, em El Tigre. (Foto: INAH)

Templo circular Maia de mil anos é encontrado no México. Pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) descobriram um templo circular Maia de cerca de mil anos.

A estrutura foi encontrada em um sítio arqueológico na península de Yucatán, na cidade de El Tigre, no México.

Além disso, segundo os pesquisadores este templo foi construído para homenagear a divindade serpente Maia conhecida como Kukulcán.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Ainda, os estudiosos acreditam que este templo localizado na cidade de El Tigre, foi um dos últimos assentamentos da civilização Maia, antes de entrar em colapso.

Templo circular Maia de mil anos é encontrado no México: Características

De acordo com os pesquisadores, as escavações realizadas no sítio arqueológico da península de Yucatán, revelaram um tempo circular com dois níveis.

Além disso, o que intrigou os estudiosos, foi a presença de uma espécie de telhado plano que protegia toda a estrutura.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Tempos circulares do período pós-clássico

Vale ressaltar, que este templo circular, corresponde ao começo do período pós-clássico e esta construção pode ter sido um dos últimos assentamentos dos povos Maias.

Além do mais, os estudiosos acreditam que esta estrutura foi construída entre 1000 e 1200 anos DC, em um local com conexões com a região mesoamérica.

Documentos históricos mencionam o templo

Vale destacar, que segundo Diego Hernández, antropólogo do INAH, esta estrutura circular foi bastante importante para os Maias em algum momento da história.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Isso porque documentos históricos escritos por Don Pablo Paxbolón, chefe dos povos Maias que habitavam o estado de Tabasco entre 1575 e 1576, chegam a mencionar o templo circular de Yucatán, na cidade de El Tigre.

Deste jeito, nesses arquivos, são revelados detalhes sobre a estrutura e sua relação com a divindade Maia serpente.

Vale ressaltar, que templos circulares semelhantes dos povos Maias foram encontrados em outras cidades mexicanas. Possivelmente também fazendo parte da mesma época pós-clássica, sendo outros últimos assentamentos destes povos.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Confira abaixo outros conteúdos do Biologia Digital que podem ser interessantes para você:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com