Tempestade Solar: Conheça tudo sobre esse fenômeno

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A radiação eletromagnética junto a emissão de partículas carregadas na superfície do sol provocam o fenômeno conhecido como tempestade solar.  Esse fenômeno provoca alterações no campo magnético do nosso planeta, formando auroras polares maiores, afetando satélites, sistemas de telecomunicações e a eletricidade da Terra. 

As tempestades solares são causadas pelas erupções, pela emissão de massa da coroa estelar e ventos solares. Elas são frequentes, contudo, se intensificam durante os momentos de máximo solar que ocorrem a cada 11 anos. O máximo solar é o momento em que o sol atinge seu pico de atividade.

Após atingir a Terra, a tempestade solar pode durar horas ou até dias e ainda pode causar danos a satélites, a rede de transmissão de eletricidade, apagões, interrupção de serviços de localização e telecomunicações, e muito mais.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Segundo o site Terra, o Evento Carrington foi uma das maiores tempestades solares registradas e ocorreu em 1859. A próxima tempestade solar estava prevista para 2025. Porém, devido às intensas atividades do sol, especialistas dizem que pode acontecer ainda nesse ano de 2024.

Foto: Reprodução

Tempestade solar – o que é?

Tempestade Geomagnética é outro nome para esse fenômeno, que se caracteriza pela perturbação e interferências causadas pelas emissões de radiação eletromagnética no campo magnético do nosso planeta Terra. Compostas por elétrons e prótons vindos do plasma do sol, essas emissões são frequentes e são as responsáveis pela formação das auroras boreal e austral.  Contudo, as tempestades geomagnéticas são caracterizadas, como eventos de maior intensidade, sendo capazes de perturbar a magnetosfera do nosso planeta.

Foto: Reprodução

Causas

Ocorrem devido ao aumento das atividades de movimento do plasma na coroa do sol.  A coroa do sol é a camada mais externa da atmosfera da nossa estrela e seu plasma é formado pelo movimento dos gases nela existentes. Esse movimento alcança velocidades de 1440 Km/h. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Esses gases atingem uma temperatura de 2 milhões ºC, sendo essa a porção mais quente do Sol. Além disso, o movimento desse plasma cria os fenômenos na atmosfera do sol e provocam as tempestades solares.

Impactos

Os tempestades solares trazem impactos para a humanidade, principalmente quando ocorrem com uma intensidade maior, causando blackouts ou apagões por danos causados a rede elétrica, a estruturas urbanas causados por descargas elétricas, ondas de rádio tendo transmissão interrompida, mudança na trajetória de voos de alta latitude principalmente e problemas nos sistemas de telecomunicações que causa falha nos telefones, internet, rádio e ainda afetando equipamentos dependentes de satélites, por exemplo o GPS.

Foto: Reprodução

Recentemente tivemos, no dia 02 de janeiro de 2024, uma tempestade solar intensa. Porém, segundo o The Daily Mail, o impacto dessa tempestade foi menor do que o esperado. Os ventos solares não foram suficientes para empurrar a tempestade com a velocidade que os especialistas estavam esperando.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Contudo, a tempestade ainda causou perturbações na frequência de rádio entre quarta-feira e quinta-feira, segundo dados do Centro de Previsão de Clima Espacial da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (SWPC).

Essa última tempestade impactou instrumentos de navegação marítima, satélites Starlink e ainda algumas transmissões de tv. Mesmo sendo de menor proporção.

Leia também: Pesquisadores descobrem nova técnica para encontrar oceanos e vida em exoplanetas

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com uma sólida formação em Eletrotécnica e imerso em seus estudos de Sistemas de Informação, Deyvid Manhães traz consigo uma paixão contagiante por Tecnologia, Cuidados com Pets, Matemática e Física. Agora, como membro da equipe do Biologia Digital, ele adiciona sua perspectiva única e seus amplos conhecimentos a cada artigo que produzimos. Prepare-se para mergulhar em conteúdos enriquecedores e inspiradores! Para se conectar com Deyvid, sinta-se à vontade para enviar um e-mail para: deyvidmanhaes2@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *