Quanto tempo a Terra vai durar? Humanos deixarão de existir antes do fim do Planeta

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com os diversos problemas ambientais que o Planeta vem passando cada vez mais nos perguntamos: Quanto tempo a Terra vai durar?

Vale destacar, que de acordo com os cientistas, nós seres humanos, deixaremos de existir bem antes do nosso planeta.

E obviamente as mudanças climáticas provocadas pelo homem podem acelerar esse processo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

No entanto, devido ao próprio envelhecimento do Sol, nosso planeta Terra poderá ser engolido daqui a 1,3 bilhão de anos.

O Sol vai virar uma gigante vermelha

A Terra provavelmente vai deixar de existir quando o Sol se transformar em uma gigante vermelha daqui a cerca de 4,5 bilhões de anos.

Porém, um pouco antes, daqui a cerca de 1,3 bilhão, nos estágios finais do Sol, nosso planeta já será outro e provavelmente se tornará inabitável para os humanos praticamente todas as formas de vida.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Dessa forma, especular quanto tempo a Terra vai durar tem a ver com a evolução natural da nossa estrela, o Sol.

Com isso, quando o Sol chegar em seus últimos estágios de vida, ele vai se transformar numa gigante vermelha e nesse momento ele não terá mais hidrogênio para alimentar o processo de fusão nuclear.

Nessa etapa final da vida do Sol, ele terá seu núcleo de hélio comprimido pela gravidade, fazendo a temperatura aumentar.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Assim, a elevação da temperatura vai acarretar na expansão da camada mais externa do Sol que engolirá o nosso planeta.

No entanto, antes mesmo disso acontecer, todas as formas de vida serão extintas por causa do calor que já será extremo.

Porém, talvez ainda vão existir algumas formas de vida microscópicas, organismos conhecidos como extremofilos, vivendo no fundo dos oceanos ao redor de fontes hidrotermais. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mudanças climáticas causadas pelo homem

De acordo com os especialistas, além do processo natural de evolução do Sol que pode influenciar no quanto tempo a Terra vai durar, as mudanças climáticas podem acelerar o fim do Planeta.

E nesse caso, estamos falando sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem ou antropogênicas.

Isso porque os seres humanos desde a revolução industrial têm provocado grande aumento na emissão dos gases do efeito estufa, causando uma série de alterações climáticas e impactos ambientais.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Veja abaixo mais artigos do Biologia Digital relacionados ao meio ambiente:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com