Proteger o Instagram: Veja  5 dicas para ter mais segurança na sua conta

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Neste artigo mostramos as configurações que precisam ser executadas para proteger o Instagram, ou melhor, o seu perfil de pessoas mal-intencionadas e hackers.

Segundo um relatório da DataReportal, em 2023 o Instagram  atingiu a terceira colocação entre as redes sociais que têm mais usuários no Brasil. 

Por esse motivo, essa plataforma é muito buscada por criminosos, que querem aplicar golpes ou pegar informações pessoais de seus usuários.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Devido a isso, trouxemos dicas que vão te auxiliar durante o acesso diário a essa rede social tão famosa e utilizada.

Foto: Reprodução

Primeira dica para proteger o Instagram: Definir uma senha forte

Uma senha para ser considerada forte, deve conter pelo menos oito caracteres e ainda uma combinação de letras minúsculas e maiúsculas, símbolos e caracteres especiais.

Para definir uma senha adequada e ter mais segurança ao acessar sua rede social, não podemos usar informações comuns, como data de nascimento, seu nome, apelido ou mesmo palavras que já existam. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Repetir a mesma senha em outras redes sociais ou até em outros tipos de serviços não é  recomendado. Porque seus dados podem ser pegos de algum serviço com menor segurança e utilizado para acessar sua conta. Um recurso que pode ajudar é o uso de um gerenciador de senhas, ele guarda todos os seus códigos de forma mais fácil e consegue aumentar a segurança de suas contas.

Nos últimos anos, tivemos vários vazamentos de dados e criminosos tiveram acesso a plataformas online. Em 2023, foram 2,7 milhões de logins e senhas de brasileiros vazados, segundo notícia do site canaltech. 

Por esse motivo, se você descobrir ou desconfiar que teve suas informações invadidas, você deve imediatamente trocar a senha da rede social que houve o vazamento e dos e-mails vinculados a ela. No Instagram, você conseguirá alterar sua senha acessando as configurações do próprio aplicativo quando quiser.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Nossa segunda dica: Ativar a verificação em duas etapas para proteger o Instagram

Essa verificação irá adicionar uma camada extra de segurança no acesso a sua conta. O uso do Google Authenticator ou também o Duo Mobile são opções excelentes para substituir a verificação por SMS. O uso do SMS pode ser burlado facilmente. Para realizar essa ativação, você deve acessar as configurações da rede social em seu aplicativo ou pelo site e ir até a seção central de contas da meta, lá você poderá escolher o perfil que quer proteger.

Mesmo que você tenha mais de uma conta utilizando o mesmo e-mail, você deverá ativar essa autenticação de forma individual em cada conta.

A terceira dica é ativar a solicitação de login no Instagram

Essa solicitação de login envia uma notificação para outro dispositivo adicionado como confiável. Desta forma, sempre que um dispositivo desconhecido se conectar a sua conta, o dispositivo confiável vai receber essa notificação e conseguirá bloquear o acesso a qualquer um antes que seus dados sejam furtados.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

É possível ativar essa solicitação, após configurarmos o método de verificação em duas etapas falado anteriormente.

Quarta dica: Sempre verifique quais dispositivos estão conectados a sua conta do instagram 

O Instagram possui uma central de contas e nela podemos verificar as atividades de login, mostrando todos os dispositivos que estão conectados a ela.

Logo após, verificando algum dispositivo desconhecido ou suspeito, você poderá retirar o acesso e desconecta-lo imediatamente de forma remota e segura. Desta maneira, você conseguirá reduzir os riscos de acesso indesejado.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, ao utilizar redes públicas, priorize o uso do navegador anônimo ou dos VPNs, desta forma você terá uma navegabilidade mais segura.

Foto: Reprodução

Nossa quinta dica é manter os seus dados sempre atualizados

Agora, manter itens como o número de celular ou e-mail de cadastro sempre atualizados é muito importante, são por eles que conseguimos recuperar nossa senha na conta do Instagram.

Essa alteração é possível acessando as configurações da conta no aplicativo, na central de contas e escolhendo a conta que você deseja alterar as informações de contato.

Após a alteração, vamos precisar realizar uma nova autenticação em duas etapas.

Esse foi o nosso artigo sobre segurança no Instagram, lembre-se que o Instagram nunca entra em contato enviando mensagens diretas para falar sobre a segurança de sua conta. Então, fique atento e tenha cuidado para não sofrer algum golpe de pessoas mal-intencionadas.

Qualquer situação incomum e suspeita, denuncie a conta para a rede social e realize seu bloqueio.

Veja também: Vira-lata caramelo aprende a pedir cobertor e comida por meio da fala e faz sucesso na web!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com uma sólida formação em Eletrotécnica e imerso em seus estudos de Sistemas de Informação, Deyvid Manhães traz consigo uma paixão contagiante por Tecnologia, Cuidados com Pets, Matemática e Física. Agora, como membro da equipe do Biologia Digital, ele adiciona sua perspectiva única e seus amplos conhecimentos a cada artigo que produzimos. Prepare-se para mergulhar em conteúdos enriquecedores e inspiradores! Para se conectar com Deyvid, sinta-se à vontade para enviar um e-mail para: deyvidmanhaes2@gmail.com.