Por que piscamos? Descubra as 3 principais funções desse mecanismo natural!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Você já pensou em algum momento no por que piscamos? Pois é, esse é um ato involuntário dos nossos olhos que acontece a todo momento!

Para você ter uma ideia, nós chegamos a piscar cerca de 20 vezes por minuto! Muita coisa, não é mesmo?!

E olha que você não fica pensando: só pisquei 15 vezes nesse último minuto…

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Isso acontece porque, como já disse, este se trata de um ato involuntário, ou seja, é semelhante ao ato de respirar que assim como o de piscar também é controlado pelo sistema nervoso autônomo.

Neste artigo você vai descobrir as 3 principais funções do ato de piscar. Você vai se surpreender com o tamanho da importância de um ato tão simples!

Foto: Reprodução / Canva

Proteção mecânica

Puxa aí na memória… Quando você está na rua e um vento forte surge de repente, levantando poeira para todo o lado, qual é a primeira coisa que você faz?

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Você fecha os olhos, não é mesmo?

Pois é! Essa é uma das funções primordiais do ato de piscar, ou seja, a função de proteger os olhos da entrada de poeiras ou outros agentes externos.

Lubrificação dos olhos

Mas, uma outra função muito interessante é a de lubrificação ocular.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Isso acontece porque toda vez que piscamos as glândulas lacrimais são ativadas, liberando lágrimas que são espalhadas por toda a córnea.

Inclusive, quando estamos diante de aparelhos eletrônicos como a TV, um Desktop ou o celular, a luz azul emitida por esses aparelhos acabam por ressecar os olhos, pois fazem as lágrimas evaporarem rapidamente.

Limpeza dos olhos

Além disso, com a liberação das lágrimas pelas glândulas lacrimais ocorre uma limpeza natural durante o movimento de piscar.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Pois, a lágrima irá percorrer por toda a córnea e retirar de sua superfície sujidades periodicamente.

Leia mais: Você sabe por que os cachorros lambem as pessoas? Descubra agora os 5 motivos principais!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com