Você sabe por que os cachorros lambem as pessoas? Descubra agora os 5 motivos principais!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Seu cãozinho sempre te recepciona ou te surpreende com lambidas e você gostaria de saber por que os cachorros lambem as pessoas sejam seus donos ou visitantes da casa em que vivem? 

Apesar deste ser um hábito comum nos nossos amigos de quatro patas, por detrás deste ato existem motivações diferentes que levam a esse comportamento!

E no artigo de hoje do Biologia Digital você vai conhecer os 5 motivos principais que levam a essas fofuras a lamberem as pessoas. Vamos lá?!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução / Canva

Essa é uma forma do seu cãozinho demonstrar amor e gratidão

Que esses amiguinhos são puro amor todo mundo sabe, não é mesmo?! Então, um dos motivos pelo qual os cachorros lambem as pessoas é a fim de demonstrar todo o amor e gratidão que sentem por fazer parte de nossas vidas é através de lambidas carinhosas.

Geralmente, isso acontece em meio a brincadeiras ou ainda em um momento em que ele está recebendo aquele cafuné gostoso na barriguinha!

Além disso, uma forma de identificar essas lambidas de carinho é que estas são rápidas e junto a elas surgem outros gestos como o rabinho abanando e até mesmo pulinhos!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Pedido de atenção!

No entanto, fique de olho! Se o seu bichinho estiver te lambendo excessivamente sempre que te encontra esta é uma forma que ele encontrou de pedir atenção, pois ele anda se sentindo só…

Então, através das lambidas o seu intuito é conseguir despertar seu interesse por ele!

Sendo assim, programe diariamente uma atividade para fazer com seu cãozinho, como uma rotina de adestramento, por exemplo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Neste caso, é importante usar petiscos e os brinquedos favoritos dele!

Percepção do dono

Entretanto, se você passou o dia fora e assim que você chegou ele começou a te lamber pode ficar tranquilo!

Isso porque essas lambidas tem alguns objetivos: 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
  • Saber por onde você andou;
  • Com quem você andou;
  • e até mesmo qual o seu humor!

Eles são seres fantásticos, não é mesmo?!

Seu cão anda agitado?

Mas, se seu cãozinho anda muito agitado, te lambendo excessivamente, se lambendo e até mesmo latindo muito… Este é um sinal de que ele anda com muita energia acumulada! Então, para resolver essa situação,  faça passeios regulares com seu bichinho!

Isso é muito importante para a socialização do seu animal com outras pessoas e até mesmo com outros cães. Você vai perceber como ele vai ficar muito mais calmo com essa rotina de passeios!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Ele considera você o líder da sua matilha!

Seu cãozinho lambe seus pés? Então, ele te considera o líder da matilha e essa é uma demonstração de respeito e submissão por você!

Pode parecer estranho, mas os cães veem seus donos como membros de sua matilha. Curioso, não é mesmo? Mas essa é a relação que ele acha que temos com ele!

Leia Mais: Pug: um cachorro muito dócil ideal para apartamentos

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com