Você gosta de plantas suculentas? Elas são quase que uma unanimidade no mundo da jardinagem! E um belo exemplar é a planta Jade!
Também conhecida como árvore da amizade, essa plantinha super charmosa e muito resistente tem sido a escolha dos cultivadores iniciantes para decorar o interior de suas casas.
Isso porque além de resistente e de apresentar uma beleza bem peculiar, a planta Jade é de fácil manutenção!
Mas, mesmo assim, é preciso saber quais as melhores condições de luz, substrato, rega e qual adubação fornecer à sua verdinha para que ela possa crescer forte e bonita.
Entretanto, pode ficar tranquila, pois, neste artigo, o Biologia Digital vai responder todas essas questões e te ajudar a cultivar a sua plantinha da melhor maneira possível.

Origem e curiosidades sobre a planta Jade
De origem africana, mais precisamente da África do Sul e de Moçambique, a planta Jade gosta de ambiente de sol pleno, porém, sem excesso de vento! E são essas as condições climáticas que tentaremos reproduzir em casa para que ela possa se desenvolver bem.
Por isso, o ideal é cultivar a sua plantinha dentro de casa, mas próximo à uma janela que a proteja do vento, do excesso de água e possíveis geadas.
Confira a seguir 4 dicas essenciais para manter a sua plantinha linda o ano todo!

Como cuidar da planta Jade em casa corretamente
Agora que você já sabe que vai precisar cultivar a sua planta Jade dentro de casa, confira 4 dicas simples e práticas para aplicar no cultivo da sua verdinha.
Substrato
Como esta se trata de uma planta suculenta, ela precisa de um solo soltinho, que não retenha umidade em excesso!
Sendo assim, uma alternativa simples e prática é adquirir um pacotinho de substrato para suculentas pronto em uma casa de jardinagem.
Entretanto, outra forma eficaz é preparar uma mistura de duas partes de terra adubada com uma parte de areia grossa. Em ambos os casos, adicione uma camada de pedriscos no fundo do vaso, a fim de auxiliar no escoamento da água da rega.
Rega
Faça apenas quando o solo estiver bem sequinho! Portanto, para se certificar que ele esteja completamente seco, basta enfiar o dedo no substrato.
Lembre-se de que as suculentas já armazenam água em suas folhas. Portanto, regá-las em excesso levará ao surgimento de pragas e doenças na sua verdinha!
Iluminação
Como já dissemos anteriormente, a planta Jade precisa de luz solar, mas não pode ficar exposta ao vento e nem à geadas. Logo, o ideal é colocá-la próximo à uma janela, dentro de casa, onde possa receber pelo menos 4 horas de sol diariamente.

Adubação
Outro ponto importante é o fornecimento de nutrientes para que sua planta se desenvolva da melhor maneira possível. Para isso, basta aplicar NPK 10-10-10 trimestralmente nas bordas do vaso da sua planta Jade e regar em seguida.
Leia mais: Costela-de-adão: aprenda tudo sobre o cultivo dessa linda e exótica planta!