Qual o planeta mais quente do sistema solar? Descubra a temperatura escaldante desse mundo em chamas

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Para quem tem na ponta da língua os nomes dos oito mundos que orbitam o Sol, saber qual planeta mais quente do sistema solar pode parecer uma resposta óbvia, mas não é.

Isso porque, embora Mercúrio esteja mais próximo da nossa estrela, Vênus, que vem logo em segundo, tem uma razão muito boa para ser o mais quente.

Na verdade, é sobre isso que vamos conversar aqui neste artigo do Biologia Digital, no qual você vai descobrir qual o planeta mais quente do sistema solar.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução/ Canva Pro

Vênus é o planeta mais quente do sistema solar

Antes de falarmos sobre as razões pelas quais Vênus é o mundo mais quente do sistema solar e não Mercúrio, que está a 58 milhões de Km do Sol, é bom lembrar quais são os planetas em ordem:

  • Mercúrio;
  • Vênus;
  • Terra;
  • Marte;
  • Júpiter; 
  • Saturno;
  • Urano;
  • Netuno.

Desse jeito, a resposta poderia parecer muito óbvia e qualquer um responderia sem pensar, que Mercúrio é o mais quente, pela proximidade com o Sol.

Porém, ao contrário de Mercúrio, Vênus possui uma atmosfera espessa formada basicamente por dióxido de carbono, que causa um esfeito estufa bastante significativo comparado ao da Terra.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com isso, essa atmosfera é capaz de reter a maior parte do calor do Sol, não deixando-o escapar de volta ao universo, fazendo com que este mundo rochoso alcance temperaturas muito escaldantes capazes de derreter até o chumbo.

Dessa maneira, a temperatura em Vênus pode chegar tranquilamente a 475ºC contra 426ºC, do planeta Mercúrio.

Atmosfera de Vênus pode conter vida

Ainda falando sobre a temperatura do planeta Vênus, mas agora abordando um pouco a curiosidade humana para procurar vida, preciso dizer que Vênus pode ser habitável!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Porém, você deve estar pensando que estou de brincadeira! Como assim Leandro?! Você disse que a temperatura de Vênus pode atingir 475°C, como este planeta pode abrigar vida?!

Na verdade, de acordo com muitos cientistas, camadas superiores de nuvens com mais de 50 Km de altitude apresentam pressão e temperatura semelhantes às condições da Terra.

Com isso, os pesquisadores acreditam que microrganismos podem existir nas nuvens de Vênus, mas isso só pode ser confirmado com o envio de alguma sonda a este mundo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Conclusão

Agora que você descobriu qual o planeta mais quente do sistema solar, espero que você utilize esse conhecimento em qualquer bate-papo com amigos ou mesmo na escola.

Além disso, vale lembrar que apesar de ser o segundo mais próximo do Sol, Vênus possui uma temperatura média mais alta (464ºC), por causa da presença da atmosfera rica em dióxido de carbono que cria um forte efeito estufa, retendo um calor intenso.

Então, se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o com alguém que também gosta desse conteúdo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leia mais: Antigo parente do tubarão branco é descoberto em pedreira no México

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *