Pegadas de dinossauros no interior de São Paulo são encontradas por pesquisadores brasileiros

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Pesquisadores brasileiros encontraram pegadas de dinossauros no interior de São Paulo, os registros podem ser atribuídos a pelo menos três espécies diferentes de animais. 

O estudo foi liderado por pesquisadores do museu de Zoologia da USP e da Universidade Federal de Uberlândia que realizaram os trabalhos na cidade de General Salgado, no interior de São Paulo.

De acordo com os cientistas, as pegadas encontradas são referentes a três espécies diferentes de dinossauros, provavelmente podendo ser de :

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
  • Terópode (um Velociraptor ou Tiranossauro Rex);
  • Saurópode (herbívoro quadrúpede);
  • Ornitópode (herbívoro bípede).

Pegadas de dinossauros no interior de São Paulo podem ter 100 milhões de anos

Foto: Reprodução/ Folha de São Paulo

Segundo informações divulgadas pela “Folha de São Paulo”, os estudiosos das duas universidades analisaram uma rocha com peso aproximado de 100 kg, que por sua vez faz parte de um conjunto de três rochas.

E de acordo com os pesquisadores essas pegadas identificadas são de aproximadamente 100 milhões de anos atrás 

Além disso, esses rastros possivelmente se referem aos três tipos de dinossauros anteriormente citados aqui.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Portanto, as pegadas relacionadas ao terópode (possivelmente um Tiranossauro Rex ou um Velociraptor) foram facilmente identificadas devido à presença bastante visível dos dedos e das garras.

Já os registros fósseis relativos aos outros dois dinossauros herbívoros (saurópode e ornitópode) apresentam um formato mais arredondado, devido aos cascos desses animais.

Ainda, os pesquisadores acreditam que uma dessas marcas de pegadas nesta rocha pode ser de um filhote de saurópode.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

No entanto, os pesquisadores afirmaram que as interpretações baseadas nas análises da rocha serão feitas em laboratório.

Vale ressaltar, que infelizmente outros tipos de registros fósseis relacionados a esses dinossauros não foram encontrados.

Com isso, é praticamente impossível identificar as espécies desses três dinossauros que deixaram impressas as suas pegadas de 100 milhões de anos atrás nesta rocha na cidade de General Salgado, no interior de São Paulo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Veja mais outros artigos que podem ser interessantes para você aqui no Biologia Digital.

 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com