Para que serve o Bigode do Gato e por que não devemos cortá-lo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Canva

Para que serve o bigode do gato, você sabe? Os bigodes dos gatos são conhecidos como vibrissas e garantem diversas vantagens ao animal.

Isso porque o bigode têm função mecanorreceptora, sendo um órgão sensorial capaz de detectar alguns estímulos mecânicos como: pressão e vibrações.

Além disso, essas vibrissas não formam somente os bigodes do bichano, mas também são encontradas em outras áreas do corpo do gato, como:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
  • Na região acima dos olhos;
  • No queixo;
  • Na região de trás das patas dianteiras.

Vibrissas dos gatos: estrutura e curiosidades

As vibrissas que constituem o bigode dos gatos são estruturas feitas por queratina, uma proteína encontrada na epiderme de muitos animais, formando principalmente:

  • Pelos;
  • Unhas;
  • Pele;
  • Cabelo.

Ainda, elas estão localizadas na hipoderme, uma camada subcutânea que fica abaixo da derme, onde existem muitos vasos sanguíneos e nervos.

Dessa forma, essas estruturas funcionam como um órgão sensorial muito importante para o animal.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, a quantidade de vibrissas do gato varia com relação à espécie.

Porém, em média, os gatos apresentam entre 16 e 24. Sendo, geralmente, 12 desses pelos para cada lado.

Além disso, como já mencionei acima, essas estruturas formam o bigode dos gatos, mas também estão localizadas em outras áreas, como: no queixo; na região de trás das patas dianteiras; e acima dos olhos.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Para que serve o Bigode do Gato: conheça as diferentes funções

Os gatos apresentam uma ótima visão, no entanto, eles apresentam dificuldades de diferenciar objetos próximos, Dessa forma, o bigode do gato vai ajudá-lo a enxergar melhor o ambiente ao seu redor, auxiliando a sua visão.

Assim, as vibrissas geralmente ajudam o gato a perceber objetos que estão localizados muito próximo do animal, cerca de 30 centímetros.

Com isso, o bigode ajuda esse felino a detectar algum outro bicho se aproximando, além de impedir que ele esbarre em algo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Isso porque as vibrissas captam o vento proveniente do deslocamento de ar causado pela presença de algum animal ou objeto que esteja se movendo próximo do gato.

Além disso, o bigode do gato tem a função de fornecer ao bichano um senso de espaço ou localização, ajudando a fornecer a informação ao gato se ele cabe ou não em algum lugar.

Ainda, graças às vibrissas, os gatos conseguem andar em lugares estreitos, como em muros, porque essa estrutura confere equilíbrio ao animal.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Pode cortar o bigode do gato?

Pelo motivo do bigode do gato ser um importante órgão sensorial para o bichano, não é correto cortar o seu bigode. 

Veja abaixo outros artigos do biologiadigital.com.br que podem ser úteis para você.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com