Panspermia: definição e evidências dessa hipótese sobre a Origem da Vida na Terra

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Iustração da Terra primitiva (Canva).

A hipótese da Panspermia propõe que a vida pode ter surgido fora da Terra, ou seja, no universo.

Com isso, ela sugere que a vida está espalhada pelo espaço, nos levando a refletir que ela não é necessariamente um evento raro em nosso planeta ou no sistema solar.

Então, de acordo com essa hipótese, seres microscópicos ou seus esporos colonizaram a Terra. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Assim, a partir daí, formas mais complexas de vida foram surgindo conforme o passar do tempo.

Problemas da hipótese da Panspermia

A hipótese da Panspermia cósmica é bem interessante, mas ela perdeu força porque hoje sabemos que seres vivos ou seus esporos dificilmente sobreviveriam ao entrar na atmosfera a bordo de um meteorito.

Isso porque a entrada em alta velocidade na atmosfera aquece o meteorito, dificultando a sobrevivência de qualquer forma de vida a bordo desse objeto cósmico. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Moléculas orgânicas encontradas em meteoritos

Apesar de ser pouco provável que seres vivos sobrevivam à entrada na atmosfera em alta velocidade, substâncias orgânicas podem conseguir chegar aqui, praticamente intactas.

Isso porque todo ano toneladas de meteoritos chegam ao nosso planeta e os pesquisadores já detectaram, nesses corpos celestes, algumas moléculas orgânicas simples que são precursoras da vida, como:

  • Aminoácidos (blocos de construção das proteínas);
  • Bases nitrogenadas (matérias-primas dos ácidos nucléicos).

Desse jeito, olhando por essa perspectiva, substâncias orgânicas precursoras da vida podem ter vindo a bordo de objetos cósmicos como meteoritos ou cometas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Assim, essas moléculas orgânicas simples teriam alcançado os oceanos e lagos primitivos do nosso planeta.

Com isso, ao interagirem entre si e sob as condições favoráveis, essas substâncias orgânicas mais simples teriam evoluído para moléculas orgânicas mais complexas.

E a partir daí, essas substâncias orgânicas mais complexas (lipídios, proteínas e ácidos nucléicos) podem ter formado estruturas globulares primitivas precursoras das primeiras células, os coacervados.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Então, a hipótese da Panspermia, através desse panorama, quase conversa com uma outra hipótese sobre a origem da vida na Terra, a hipótese da evolução química ou evolução molecular.

A diferença principal, é que os idealizadores da hipótese da evolução química acreditam que moléculas inorgânicas já presentes na Terra reagiram e, por evolução molecular, deram origem às primeiras substâncias orgânicas simples, como aminoácidos e bases nitrogenadas.

Panspermia Mapa Mental

Para consolidar as informações aprendidas aqui, nós do biologiadigital.com.br preparamos este mapa mental sobre Panspermia.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
panspermia

Veja artigos recentes que podem te interessar:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com