NASA adia missão Artemis após descobrir alguns problemas de segurança

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O Programa Artemis é o novo projeto da NASA que pretende levar novamente a humanidade para nosso satélite natural, a Lua.

Além disso, ele é composto por 4 etapas importantes, que foram batizadas como:

  • Missão Artemis I;
  • Missão Artemis II;
  • Missão Artemis III;
  • Missão Artemis IV.

Vale destacar, que a primeira etapa, a missão Artemis I, que foi lançada no dia 16 de novembro de 2022, já foi concluída e serviu para testar os sistemas integrados da espaçonave Orion, que levará os astronautas de volta à Lua.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Dessa forma, a NASA, por meio de seu administrador Bill Nelson, anunciou na última segunda (09), que adiou a missão Artemis II e Artemis III, após serem identificados problemas de segurança.

NASA adia missão Artemis II e III

Com isso, a NASA informou no último dia 9, que está adiando as missões Artemis II e Artemis III principalmente por motivo de segurança.

Isso porque, após a realização de alguns testes, foram detectados problemas em um dos circuitos da espaçonave Orion, responsável:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
  • Pela ventilação de ar dentro da nave;
  • E por regular a temperatura.

Além desses problemas, a NASA também tenta contornar um contratempo que foi uma perda no material que protege o escudo térmico da Orion, problema identificado na missão Artemis I.

Missão Artemis II

Assim, a missão Artemis II vai ser tripulada e vai levar os astronautas para uma viagem de ida e volta ao redor da Lua e estava prevista inicialmente para acontecer em novembro de 2024, portanto este ano.

Com o adiamento, a missão Artemis II agora está programada para ser lançada em setembro de 2025.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Missão Artemis III

Já a missão Artemis III será a responsável por pousar os astronautas no polo sul lunar.

Dessa maneira, essa missão vai ser histórica por levar a humanidade de volta para a Lua mais de 50 anos depois, já que a última vez que isso aconteceu foi na missão Apollo 17.

Além disso, a missão Artemis III levará a primeira mulher e pessoa preta para a superfície lunar.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Assim, como a missão Artemis II foi adiada, por consequência, a NASA precisou adiar também a missão Artemis III, para que todas as correções e atualizações promovidas na segunda missão também sejam aplicadas na terceira.

Como foi a missão Artemis I ?

Como dito antes, a missão Artemis I já ocorreu e foi lançada direto do Cabo Canaveral, na Flórida, em novembro de 2022.

Essa primeira missão (não tripulada) do programa Artemis foi fundamental para testar os sistemas integrados e escudos de proteção da espaçonave Orion.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

E também foi importante para testar e certificar o foguete SLS (Space Launch System) que fez uma órbita retrógrada distante ao redor da Lua.

Missão Artemis IV confirmada

Cabe ressaltar, que todo o planejamento da missão Artemis IV está mantido.

Dessa forma, a quarta missão do programa Artemis segue prevista para ser lançada em setembro de 2028.

Portanto, a missão Artemis IV vai ser a responsável por ajudar na montagem da estação na órbita lunar, a lunar Gateway.

Assim, a missão Artemis IV estará incubida por transportar o módulo de habitat I-Hab, construído pela ESA e pela JAXA, agência espacial europeia e japonesa, respectivamente.

Confira abaixo outro artigo do Biologia Digital: Pesquisadores descobrem nova técnica para encontrar oceanos e vida em exoplanetas

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *