Moreia: como cuidar, principais tipos e como usar no paisagismo do jardim

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A Moreia é uma planta muito utilizada na composição ornamental de jardins externos. Isso porque suas folhagens densas e flores delicadas são perfeitas para criar lindas bordaduras e canteiros.

Mas também, ela pode ser usada de forma isolada no paisagismo de jardins para trazer charme e elegância ao espaço.

No entanto, é fundamental que se conheça os principais tipos da planta e como cuidar de cada um deles, a fim de criar um ambiente bonito e cheio de vida no quintal da sua casa. Para isso, basta acompanhar o artigo de hoje do Biologia Digital e aprender tudo o que você precisa para cultivar lindas Moreias em casa.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Aprenda a cuidar da Moreia com estas dicas simples de cultivo

Cuidar da Moreia não requer nenhuma habilidade muito especial. Na verdade, você deve se preocupar apenas com os pontos a seguir.

Substrato

Deve ser bem drenado, já que essa plantinha não gosta de muita umidade. Portanto, uma dica simples é fazer uma mistura de 1 parte de terra adubada com ½ parte de areia para cultivar a sua Moreia.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Rega

Como já disse, a Moreia não gosta de solo encharcado. Portanto, procure regá-la apenas quando o substrato já estiver bem sequinho. Uma frequência de rega de duas a três vezes por semana, com uma quantidade moderada de água é suficiente.

Iluminação

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Aqui, temos que identificar qual o tipo de Moreia que você tem em mãos. Por isso, no próximo tópico, irei te apresentar quais os tipos mais comuns e a quantidade de luz ideal para cada um deles.

Adubação

Já com relação à adubação, ela é bem simples! Você pode usar, por exemplo, um adubo químico como o NPK 04-14-08, ou um adubo orgânico como a torta de mamona. Procure fazer a adubação a cada 4 meses.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Poda

Essa é uma parte bastante importante no cultivo de Moreias. Isso porque o adubo a poda deve ser apenas de limpeza! Portanto, só retire folhas e flores secas a fim de estimular o crescimento da planta!

Tipos de Moreia e diferenças no cultivo de cada um deles

Os tipos de Moreias mais comumente encontradas nos jardins brasileiros são duas: A Moreias branca e a Moreia amarela.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Moreia branca

Esse tipo apresenta folhas de cor verde escura e flores na cor branca. A iluminação ideal para essas verdinhas é uma ambiente de meia sombra na área externa de casa.

Foto: Reprodução

Moreia amarela

No entanto, as Moreias amarelas necessitam de ao menos 4 horas de luz solar direta diariamente. Suas folhas se apresentam em um tom de verde mais claro e suas flores se apresentam na cor amarela.

Foto: Reprodução

Como usar a plantinha no paisagismo de jardins

Muito usada na decoração de exteriores, essa plantinha cheia de charme pode fazer parte de uma bela composição ou ainda ser usada de forma isolada na ornamentação de jardins.

Sua folhagem densa e alta fica ótima em conjunto com outras plantas de porte parecido em canteiros externos.

Foto: Reprodução

Além disso, você pode plantá-la de forma a criar pequenos grumos decorativos em áreas de arbustos altos.

Foto: Reprodução

Ou, ainda, use-as como fundo verde de canteiros e adicione cor com plantas floridas menores na porção frontal do seu cantinho verde.

Foto: Reprodução

Leia mais: Aglaonema: uma planta cheia de cor usada na decoração de interiores. Aprenda a cultivá-la!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Rafaela Lucena é mais do que uma redatora; é uma entusiasta incansável do vasto universo da Astronomia, Educação Infantil, Cuidados com Pets e Jardinagem. Com uma combinação única de paixão e profundo conhecimento nessas áreas, ela entrega diariamente artigos envolventes e informativos aqui no Biologia Digital, inspirando nossos leitores a explorarem e aprenderem mais sobre esses fascinantes temas. Para trocar ideias ou colaborar, não hesite em entrar em contato através do e-mail: rafaeladelucena@gmail.com.