Conheça a história de Matheus de Araújo, estudante baiano de origem humilde que passou para Medicina na UFRB

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Uma boa história de superação precisa ser contada para inspirar as novas gerações! E é isso que vou fazer hoje! Vou te contar como Matheus de Araújo, 28 anos, foi aprovado no curso de medicina da UFRB estudando sozinho, em casa, sem energia elétrica e com um pacote de internet de dados em um celular simples.

Foto: Reprodução

Quem é Matheus de Araújo?

Matheus de Araújo, hoje com 28 anos de idade, é filho de pais analfabetos e morador de Feira de Santana na Bahia.

O jovem concluiu o ensino médio em 2013 e em 2015 foi aprovado no curso de Enfermagem da UEFS (Universidade Federal de Feira de Santana) que frequentou por 2 anos.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mas, como seu foco era medicina, em 2018 ele resolveu trancar o curso e estudar com foco para o vestibular de medicina. No total, Matheus conta que foram 8 provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que ele teve que fazer até conseguir a tão sonhada aprovação para o curso de Medicina.

Foto: Reprodução

Conheça os desafios que Matheus teve que superar para alcançar o seu objetivo

Como Matheus resolveu trancar o curso de enfermagem para tentar o vestibular para medicina, o jovem, sem recurso, começou a estudar diariamente na biblioteca da cidade.

Entretanto, devido ao isolamento social imposto pela pandemia, a biblioteca ficou fechada e em casa o rapaz não tinha o ambiente adequado para os estudos.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mas, uma amiga do rapaz emprestou para ele uma casa simples, que estava vazia, na qual ele podia estudar com mais tranquilidade.

No entanto, na casa não havia luz elétrica, internet e nem ventilação adequada.

Matheus tinha que chegar cedo e ficar na casa o máximo que a iluminação natural permitia. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O jovem estudava de domingo a domingo com apostilas emprestadas e um pacote de dados em seu celular para fazer questões em pdf e assistir algumas videoaulas, até que sua aprovação tão esperada saiu no ENEM de 2020!

Siga as dicas do persistente jovem baiano que não descansou enquanto não atingiu seu objetivo

Ao falar da aprovação no curso de Medicina após tanta dedicação, Matheus revelou que o mais importante é manter o foco e ter fé no resultado esperado.

O estudante de medicina também disse que o mais importante é estudar um pouquinho a cada dia, que de nada adianta se cansar e estudar tudo de uma vez!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

E finaliza dizendo que é preciso encontrar um equilíbrio, que estudar de 3 a 4 horas por dia é suficiente desde que você faça muitas questões e que não desista até conseguir o seu objetivo!

Leia mais: Poupança para alunos do ensino médio: proposta é aprovada no Senado e segue para a Câmara dos Deputados

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Rafaela Lucena é mais do que uma redatora; é uma entusiasta incansável do vasto universo da Astronomia, Educação Infantil, Cuidados com Pets e Jardinagem. Com uma combinação única de paixão e profundo conhecimento nessas áreas, ela entrega diariamente artigos envolventes e informativos aqui no Biologia Digital, inspirando nossos leitores a explorarem e aprenderem mais sobre esses fascinantes temas. Para trocar ideias ou colaborar, não hesite em entrar em contato através do e-mail: rafaeladelucena@gmail.com.