Lua azul: entenda este fenômeno que está sendo visível no Brasil e no mundo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Canva

A lua azul ou Super lua azul é um fenômeno astronômico que está ocorrendo neste mês de agosto e está reunindo muitos espectadores no Brasil e no mundo.

O nome serve para indicar a segunda lua cheia que acontece em um mês.

Desta forma, como no dia primeiro de agosto já tivemos a ocorrência de uma lua cheia, ontem (30), portanto, aconteceu a segunda lua cheia do mês de agosto e a última superlua do ano.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, vale ressaltar que apesar deste evento ser chamado de “lua azul”, isso não significa que o nosso satélite natural mude de cor.

Na verdade,  o que acontece é que a lua atinge uma maior aproximação da terra e fica também mais brilhante no céu.

Entenda o que é a “Lua Azul”, fenômeno visível ao redor do mundo este mês

Como disse antes, o fenômeno da lua azul não tem nada a ver com uma mudança de cor do nosso satélite natural.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Dessa maneira, cientistas explicam que este evento representa o momento em que a lua está mais próxima da Terra e também mais brilhante.

Mas por que isso acontece? Os astrônomos explicam que isso acontece devido ao perigeu, que é o ponto da órbita da Lua em que esta, atinge uma maior aproximação do nosso planeta.

Assim, na noite de ontem (30), às  22:30 da noite, pelo horário de Brasília, a lua alcançou o seu ponto mais próximo da Terra e chegou a ficar a 357.000 km de distância do nosso planeta.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com isso, a lua pareceu 4% maior e cerca de 30% mais brilhante.

Como dito anteriormente, o termo “lua azul” nada tem a ver com a cor lunar, mas ajuda a divulgar e popularizar este evento astronômico.

Veja também mais artigos do biologiadigital.com.br que podem ser interessantes para você, veja abaixo:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com