Inteligência artificial: como será o avanço da IA em 2024

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A inteligência artificial está preparada para rapidamente crescer neste ano de 2024, se espalhando pelo mundo físico e se tornando mais poderosa.

Em novembro de 2023, durante um evento em San Francisco (Califórnia), o diretor executivo da empresa de inteligência artificial OpenAI, Sam Altman, falou que os chatbots, como o chatGPT da própria OpenAI, darão um enorme salto mais a frente do que esperamos.

Durante o mesmo evento, James Mayika, que é um executivo do Google, concordou com a afirmação do Sr. Altman, dando ainda mais evidência para o assunto.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

A indústria da Inteligência Artificial

A indústria de IA este ano está definida por uma característica principal, que é a melhoria rápida da tecnologia à medida que os avanços vão se acumulando, permitindo que sejam gerados novos tipos de mídia que imitarão o raciocínio humano de novas maneiras e também que a IA se infiltre no mundo físico através de uma nova geração de robôs.

Além disso, nos próximos meses, teremos geradores de imagens alimentados por IA, como o exemplo, temos o DALL-E e o Midjourney, que entregarão vídeos instantâneos e ainda imagens estáticas. Eles se fundirão gradualmente com chatbots como o ChatGPT.

Os chatbots vão se expandir muito além do texto digital lidando com fotos, vídeos, diagramas, gráficos e outras mídias. Exibindo comportamentos que se assemelham ao raciocínio humano, lidando ainda com tarefas cada vez mais complexas em áreas como a matemática e ciências. A tecnologia também ajudará a resolver problemas que vão além do mundo digital, isso ocorrerá a medida que avance para o mundo físico através dos robôs.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Muitos desses desenvolvimentos já começaram a surgir nos principais laboratórios de pesquisa e em produtos de tecnologia. Porém, em 2024, o poder desses produtos crescerá significativamente e serão utilizados por mais pessoas.

Segundo David Luan, diretor executivo da Adep (startup de IA), o processo rápido da IA continuará e é inevitável.

Foto: Reprodução

Avanços na IA

A OpenAi, Google e outras empresas de tecnologia estão avançando com a IA de forma mais rápida do que em comparação outras tecnologias. Isso, devido a maneira como os sistemas subjacentes são construídos.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, a grande maioria dos softwares é desenvolvido por engenheiros, seguindo uma linha de código por vez, o que normalmente é um processo demorado e tedioso. Por esse motivo, as empresas estão melhorando a Inteligência Artificial de maneira acelerada. Como a tecnologia se baseia em redes neurais, ou seja, sistemas matemáticos que podem aprender habilidades analisando dados digitais e ainda identificar padrões em dados, como artigos da wikipedia, livros e textos digitais coletados na internet. Então, uma rede neural pode aprender a gerar textos por conta própria ou ainda se aprimorar e criar softwares instantaneamente.

Este ano empresas planejam alimentar os sistemas de IA com mais dados de imagens, textos e sons do que as pessoas poderiam compreender. À medida que esses sistemas vão aprendendo as relações entre esses diferentes tipos de dados, eles aprenderão a resolver problemas cada vez mais complexos, preparando-se para a vida no mundo físico.

Contudo, isso não significa que a IA será capaz de se igualar ao cérebro humano em breve. Embora empresas de IA e empreendedores busquem criar o que chamam de “inteligência artificial geral”, que é uma máquina que pode fazer tudo o que o cérebro humano faz, a tarefa de igualar-se ao cérebro humano continua sendo extremamente difícil, mesmo com todos os avanços atuais, a IA ainda está em estágio inicial e esperamos ansiosos os resultados que estão por vir.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Veja também: WhatsApp Business: como funciona e quais recursos são oferecidos

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com uma sólida formação em Eletrotécnica e imerso em seus estudos de Sistemas de Informação, Deyvid Manhães traz consigo uma paixão contagiante por Tecnologia, Cuidados com Pets, Matemática e Física. Agora, como membro da equipe do Biologia Digital, ele adiciona sua perspectiva única e seus amplos conhecimentos a cada artigo que produzimos. Prepare-se para mergulhar em conteúdos enriquecedores e inspiradores! Para se conectar com Deyvid, sinta-se à vontade para enviar um e-mail para: deyvidmanhaes2@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *