Saiba tudo sobre a Guaimbê: uma planta de folhagem exuberante muito usada no paisagismo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Algumas plantas têm o poder de simplesmente elevar a beleza e trazer sofisticação para os jardins devido a sua presença! E a Guaimbê é certamente uma dessas plantinhas poderosas!

Com sua folhagem exuberante, de rasgos profundos, e o brilho de suas folhas, essa é uma planta versátil que fica ótima em jardins e também na decoração de interiores.

Além da beleza incomparável, essa é uma verdinha bem fácil de cuidar, mas, mesmo assim é necessário fornecer a ela algumas condições essenciais para um bom desenvolvimento. Mas, fique tranquila, pois neste artigo você vai aprender tudo o que precisa para deixar a sua Guaimbê linda!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Origem e características da Guaimbê

Nativa do Brasil, a Guaimbê é uma plantinha de crescimento lento que pode chegar a cerca de 4 metros de altura.

Suas folhas são bem grandes, com rasgos parecidos com a da Costela-de-adão. No entanto, na Guaimbê esses rasgos percorrem toda a folhagem, enquanto que na Costela-de-adão os rasgos perfuram a folha.

Outra característica marcante é a presença de frutos na Guaimbê queão chamados de banana-de-macaco.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Porém, tome muito cuidado! Esses frutos não são comestíveis! Eles são tóxicos!

Por isso, deixe sua planta longe do alcance de crianças e pets!

Como cuidar da sua Guaimbê do jeito certo

Apesar de ser uma planta de fácil cultivo, você deverá fornecer as condições ideais para que sua plantinha fique toda pomposa e bonita! Veja a seguir, quais são os cuidados básicos que você deve ter com a sua Guaimbê.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Substrato

Deve ser bem drenado e rico em material orgânico. Portanto, busque por um substrato soltinho e adicione uma camada de argila expandida no fundo do vaso, caso a cultive desta forma.

Iluminação

A Guaimbê se desenvolve bem tanto em ambiente de meia sombra quanto em sol pleno. Por isso, também é possível cultivá-la em vasos dentro de casa, desde que esteja em um ambiente bem iluminado.

Rega

Sempre que o substrato estiver seco regue a sua plantinha. Além disso, evite ao máximo o encharcamento do solo, pois essa prática irá prejudicar o crescimento e levará ao surgimento de pragas e doenças.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Periodicamente, limpe as folhas da Guaimbê, pois desta forma ela conseguirá promover a fotossíntese com mais facilidade.

Adubação

O substrato para plantio da Guaimbê deve ser previamente enriquecido com matéria orgânica.

Além disso, é preciso estar atento a alguns sinais, como o amarelamento das folhas, por exemplo. Quando isso acontecer, adicione mais adubo orgânico no substrato da sua planta.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mudas

A forma mais fácil de propagar a sua planta é através da utilização de mudas laterais que irão aparecer na sua planta.

Dessa forma, basta destacar as mudinhas e plantá-las em um novo vaso.

Leia mais: Yucca, uma planta adaptável a qualquer tipo de clima. Veja como cultivá-la!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Rafaela Lucena é mais do que uma redatora; é uma entusiasta incansável do vasto universo da Astronomia, Educação Infantil, Cuidados com Pets e Jardinagem. Com uma combinação única de paixão e profundo conhecimento nessas áreas, ela entrega diariamente artigos envolventes e informativos aqui no Biologia Digital, inspirando nossos leitores a explorarem e aprenderem mais sobre esses fascinantes temas. Para trocar ideias ou colaborar, não hesite em entrar em contato através do e-mail: rafaeladelucena@gmail.com.