Fortes erupções solares abalam sinais de rádio nos EUA

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: NASA/SDO

Fortes erupções solares abalam sinais de rádio nos EUA. Neste domingo (02), a nossa estrela, o Sol, produziu uma forte erupção que acabou interferindo nos sinais de rádio dos EUA.

Este evento solar foi o mais intenso registrado dos últimos 20 anos.

E para quem não sabe, uma erupção solar é quando o Sol expele uma grande quantidade de energia, por conta da forte atividade do campo magnético da estrela.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, após essas labaredas, manchas solares acabam surgindo na região de ocorrência desse evento.

Dessa maneira, os cientistas em todo mundo monitoram esses eventos solares com o intuito de calcular ou prever os impactos provocados aqui na Terra, por esses fenômenos.

Fortes erupções solares abalam sinais de rádio nos EUA, veja todos os impactos possíveis com esse tipo de evento

As labaredas solares registradas pelos cientistas da NASA, neste último domingo, afetaram os sinais de rádio da região ocidental dos EUA.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Porém, nenhum outro tipo de problema relacionado ao fenômeno foi anotado.

Isso porque nesse tipo de evento, além de ser um grande risco para astronautas e espaçonaves, complicações podem ser geradas para:

  • As redes de eletricidade;
  • As transmissões de rádio;
  • Os sinais de navegação.

Além de labaredas solares, o Sol pode ejetar massa coronal, que é a erupção de gás ionizado muito quente produzido pela coroa solar.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Vale ressaltar, que devido ao ciclo solar, que ocorre a cada 11 anos, a nossa estrela passa por seu máximo e mínimo solar, com variações em sua atividade.

Isso faz com que a nossa estrela passe por momentos turbulentos, podendo produzir muitas dessas erupções que explicam o aparecimento frequente de manchas solares.

Portanto, onde ocorre uma erupção também surge uma mancha solar, que é uma região de grande atividade e atuação do campo magnético do Sol.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Nessas regiões, é como se o campo magnético se rompesse e se reconectasse, produzindo esses eventos de erupções e labaredas.

Inclusive, de acordo com os pesquisadores da Bélgica, a média de aparecimento de manchas solares apenas no mês de junho deste ano, supera 160 manchas diárias!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com