Flor de Natal: como cuidar, origem e curiosidades

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A Flor de Natal também conhecida como bico de papagaio no Brasil, tem sido cada vez mais procurada por cultivadores que desejam decorar suas casas na época natalina.

Além disso, essa procura acontece porque essa planta possui brácteas vermelhas, atrativas e relevantes na decoração de Natal. 

No entanto, essa planta floresce naturalmente no hemisfério norte, sendo muito conhecida e utilizada para decorações natalinas, principalmente nos Estados Unidos.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Porém, é possível cultivar essa planta e até mesmo tê-la florescida no Natal caso você queira.

Dessa maneira, você vai aprender, agora no Biologia Digital, como cuidar da Flor de Natal, além de aprender algumas curiosidades sobre essa linda planta.

Características, origem e curiosidades

Antes de mais nada é importante dizer que a Flor de Natal (Euphorbia pulcherrima) é um arbusto da família Euphorbiaceae.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, essa planta é originária do México e foi descoberta por Joel Roberts Poinsett, embaixador do Estados Unidos no México.

Por essa razão, essa planta principalmente nos Estados Unidos é conhecida como Poinsétia.

No entanto, aqui no Brasil esse arbusto é conhecido como bico de papagaio e como flor do Natal em Portugal.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Cabe ressaltar, que esse arbusto é conhecido como Flor do Natal não somente em Portugal, mas também em todo o hemisfério norte.

Isso porque, essa planta costuma florescer em Dezembro próximo das cerimônias de Natal, visto que ela gosta de uma condição climática mais fria.

Além do mais, é importante dizer que o que parece ser flores vermelhas, na verdade são brácteas, que são modificações nas folhas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Desse jeito, as flores de fato são as bolinhas amarelas mais internas que estão protegidas por essas folhas modificadas.

É no Brasil, essa planta normalmente vai florescer em épocas mais frias,  ao longo das estações de outono e inverno.

Dessa maneira, aqui no nosso país, a bico de papagaio não vai florescer em dezembro, mas é possível encontrá-la em casa de Jardinagem florescidas ou com brácteas desenvolvidas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Isso porque, essa planta é estimulada artificialmente em laboratório para produzir flores, então são comercializadas na época de Natal mesmo no clima tropical do Brasil. 

Flor de Natal como cuidar

Agora que você descobriu algumas características e curiosidades sobre a Poinsétia, veja agora como cuidar da flor bico de papagaio corretamente. 

Flor de Natal gosta de sol ou sombra

Dessa maneira, a Flor de Natal vai gostar de sol pleno para se desenvolver rapidamente.

No entanto, para estimular a floração dessa planta, incluindo o surgimento das lindas brácteas, esse arbusto vai precisar ser cultivado em temperaturas baixas e meia-sombra.

Adubos

Além disso, a Flor de Natal vai preferir adubos orgânicos, mas também  podem ser utilizados fertilizantes inorgânicos ou químicos como NPK 4-14-8.

Substratos

Ainda, com relação ao tipo de solo ou substrato adequado para sua Flor de Natal, você deve utilizar a seguinte composição: 

  • Terra vegetal;
  • Areia;
  • Terra comum.

Como regar

Ainda, você precisa ter atenção redobrada na hora de regar a sua planta bico de papagaio.

Isso porque, a quantidade ou frequência da rega para essa planta vai variar de acordo com as condições ambientais, como: temperatura, umidade e luminosidade. 

Dessa maneira, se você tiver cultivando a sua bico de papagaio em ambientes externos, você poderá regá-la com uma frequência maior, podendo ser até três vezes por semana.

Porém, se você cultiva  a sua Flor de Natal dentro de casa, você poderá regar sua planta com uma frequência menor. 

Flor de natal em vaso

E para quem tem o desejo de cultivar a Flor de Natal em vaso, você poderá fazer isso tranquilamente desde que você ofereça todas as condições necessárias para o desenvolvimento dessa planta, conforme mencionado anteriormente aqui. 

Como fazer mudas

Além disso, se você deseja multiplicar ou propagar sua bico de papagaio, você poderá fazer isso através da estratégia de estaquia.

Ou seja, Você vai precisar retirar um pedacinho do galho da sua poinsétia e plantá-lo no solo para que se desenvolva e forme uma nova planta.

Flor de Natal é tóxica

Vale destacar, que a Flor de Natal é tóxica. Dessa maneira, mantém essa planta fora do alcance de crianças e pets.

Dessa maneira, essa planta produz látex (seiva), que ao entrar em contato com a pele ou mucosa, pode provocar algumas  inflamações ou alergias.

E se ingerida, essa seiva pode provocar algumas complicações, como vômito e diarréia.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com