Estudo sugere que buracos negros podem ser a fonte da misteriosa energia escura

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Canva

Estudo liderado por pesquisadores da Universidade do Havaí sugere que buracos negros são a fonte de toda energia escura do universo.

O trabalho, que teve a colaboração de 17 astrônomos em nove países, foi publicado na revista científica The Astrophysical Journal Letters.

Pois bem, há muito tempo os cientistas sabem da existência da tal energia escura, que foi inferida a partir de observações de estrelas e galáxias.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

E o que se sabe é que de todo o universo:

  • 5% representam a matéria, que compõe tudo que conhecemos no mundo ao nosso redor. 
  • 27% é basicamente matéria escura , um tipo de matéria sombria que não emite, reflete ou absorve luz.
  • 68% é formado por energia escura.

Energia escura e buracos negros

Os cientistas analisaram dados obtidos e descobriram a evidência do acoplamento cosmológico, que relaciona o crescimento dos buracos negros com a expansão do universo.

E o que se sabe é que os buracos negros apresentam a chamada energia de vácuo que é uma manifestação da energia escura.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Então essa energia do buraco negro e consequentemente sua massa, aumentam conforme o universo se expande.

Então será que a energia escura tem a ver com a expansão do universo? Será que à medida que o universo se expande essa energia escura aumenta? Será que os buracos negros produzem essa energia escura?

Leia mais: Estrela bebê gigante nasceu perto do buraco negro da Via Láctea

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Energia escura e expansão do universo

O que acontece é que os cientistas realmente acreditam que a rápida expansão do universo tem a ver com a energia escura.

Inclusive os astrônomos acreditam que a energia escura vence a gravidade não deixando a expansão do universo desacelerar. Portanto, a energia escura consegue separar as coisas com mais força, do que a gravidade consegue juntar.

Digo isso porque o que se pensava até o final dos anos 90 era que a expansão do universo estava diminuindo por causa da gravidade.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Desse jeito, esse pensamento mudou a partir de dados do hubble, quando os cientistas estudaram estrelas distantes em explosão

Assim, essas explosões mostraram que o universo, no passado, estava se expandindo de maneira mais lenta do que hoje em dia.

Então quer dizer que o universo, hoje em dia, está se expandindo mais rápido graças a energia escura? Sim, foi essa a explicação dada pelos cientistas na época!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mas quem está produzindo essa energia escura? Já que ela compõe a maior parte do universo, não deixando ele desacelerar?

Os pesquisadores deste estudo acreditam que os buracos negros são a fonte de energia escura no universo.

Galáxias elípticas explicam a produção de energia escura pelos buracos negros

Normalmente os buracos negros nascem quando estrelas massivas explodem e chegam no final de suas vidas.

Dessa maneira esses buracos negros vão crescer em massa ao se alimentarem de tudo pela frente, como estrelas, galáxias e até a luz, que não consegue escapar dele.

Além disso, existem também aqueles buracos negros supermassivos que ficam no centro das galáxias que pesam bilhões de vezes a massa do sol.

Todos esses buracos negros crescem se alimentando de matéria de estrelas e galáxias.

Com isso, eles ganham massa ao longo de bilhões de anos, à medida que o universo envelhece e se expande.

Então, esses buracos negros precisam estar em galáxias vivas com muito combustível.

Aí que está! Os cientistas notaram buracos negros crescendo, aumentando de massa, em galáxias elípticas mortas, sem formação estelar que perderam todo o combustível.

Nessas galáxias, esses buracos negros não podem crescer da maneira convencional se alimentando de estrelas.

Dessa forma, os pesquisadores explicaram o crescimento desses buracos negros através do acoplamento cosmológico, que é quando ocorre aumento da energia de vácuo do buraco negro à medidade que o universo se expande.

Vale lembrar que a energia de vácuo presente no buraco negro é uma manifestação da energia escura.

Portanto, através de cáculos da quantidade de energia escura em todo o universo, os pesquisadores concluíram que os buracos negros podem ser a fonte desse tipo de energia, que compõem a maior parte dos cosmos.

Leia mais artigos do Biologia Digital

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com