Dia da Consciência Negra: Quem foi Zumbi dos Palmares e atividades para educação infantil

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O Dia da Consciência Negra é uma data importante para a sociedade brasileira, já que remete a conscientização de que a base da nossa cultura é de origem africana.

Inclusive, não há como negar que o pilar que a maior parte da riqueza produzida em nosso país só foi possível por causa da exploração dos negros por meio da escravidão.

Por isso, o dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra, como um convite para a reflexão sobre o tema em nossa sociedade.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mas, você sabe porquê essa foi a data escolhida para lembrarmos dos negros que ergueram nosso país?

20 de novembro: Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares. Qual a relação?

Você se lembra da lendária história do líder quilombola Zumbi dos Palmares? Ela tem uma estreita relação com o Dia da Consciência Negra!

Em resumo, Zumbi dos Palmares foi o principal líder de resistência contra a escravidão. Foi ele o líder do famoso Quilombo dos Palmares, local onde os negros fugitivos da escravidão se agregaram e criaram uma comunidade, onde se vivia e se produzia conforme a cultura africana.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

No entanto, a vida na comunidade quilombola não foi nada fácil! Isso porque os negros eram constantemente atacados pelas tropas portuguesas!

Em meio a tantas batalhas, Zumbi dos Palmares se mostrou um líder militar habilidoso e estratégico, conseguindo resistir às investidas portuguesas.

Porém, no ataque comandado por Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi é ferido, mas ainda consegue fugir.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Entretanto, por causa da traição de um ex-companheiro, Zumbi foi entregue às tropas portuguesas e veio a falecer no dia 20 de novembro de 1965, após ser degolado.

Por causa do seu espírito de luta e resiliência, o dia de sua morte foi escolhido como um símbolo da resistência negra no Brasil e denominado “Dia da Consciência Negra”!

Atividade sobre o Dia da Consciência Negra para a educação infantil

É fundamental que essa data tão importante e repleta de significados seja trabalhada através de proposta de atividades lúdicas em sala de aula.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Pois, através delas, podemos combater o racismo estrutural instalado em nossa sociedade, formando adultos melhores e mais conscientes sobre o papel fundamental do negro no Brasil.

Por isso, a seguir, separamos uma lista de atividades sobre o Dia da Consciência Negra que podem ser trabalhados em sala de aula com os pequenos.

Crie um lindo painel com pessoas negras influentes na nossa sociedade

Foto: Reprodução

Entregue lembrancinhas e folhetos sobre a igualdade racial 

Foto: Reprodução

Ensine-os sobre a importância da figura de Zumbi dos Palmares e convide-os para uma reflexão.

Foto: Reprodução

Deixe claro que a cor é só um detalhe! Somos todos iguais e os negros merecem o nosso respeito e agradecimento!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Leia mais: 5 Atividades sobre a Proclamação da República para a educação infantil para trabalhar com seus alunos

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Rafaela Lucena é mais do que uma redatora; é uma entusiasta incansável do vasto universo da Astronomia, Educação Infantil, Cuidados com Pets e Jardinagem. Com uma combinação única de paixão e profundo conhecimento nessas áreas, ela entrega diariamente artigos envolventes e informativos aqui no Biologia Digital, inspirando nossos leitores a explorarem e aprenderem mais sobre esses fascinantes temas. Para trocar ideias ou colaborar, não hesite em entrar em contato através do e-mail: rafaeladelucena@gmail.com.