Como criar Hamsters em casa? Veja dicas de como cuidar desse animal super fofo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Os roedores como os hamsters são fofos, amigáveis, fáceis de serem cuidados e  higiênicos. Por esse motivo, confira nossas dicas de como cuidar do seu hamster da maneira correta e leve um novo amiguinho  para a sua casa. 

Esse bichinho é uma excelente  opção  para quem quer ter um animal de estimação e irá levar muita diversão e alegrias para a sua residência.

Cuidando do Hamster 

O cuidado do Hamster  é relativamente fácil, ainda mais quando comparamos aos cachorros que precisam ser levados ao veterinário  com mais frequência  e serem levados para passear diariamente. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Porém,  precisamos  saber a maneira correta de tratar esses pequenos pets, qual o ambiente adequado  para viverem e sua alimentação ideal.

As pessoas acham que os hamster podem viver livres pela casa, mas essa não  é  uma opção  adequada para os roedores. Esses animais gostam de ficar atrás  de eletrodomésticos  ou roer itens como fios, o que pode trazer sérios  perigos a eles.

Então, o primeiro passo para se ter um desses animais fofos é  preparar um local seguro e aconchegante para ele viver. Além disso, precisamos deixá-lo  afastado de janelas, porque eles não lidam bem com correntes de vento ou com o sol.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Preparando  a gaiola 

A melhor opção de moradia  para o nosso roedor é uma bela gaiola, que precisará ser suficientemente  grande para acomodar o pet e lhe trazer conforto. O tamanho ideal para a gaiola é de pelo menos 20 centímetros de largura.

Após  escolhermos a gaiola, precisamos preparar seu interior para a chegada do nosso amiguinho. Para isso, você  poderá  forrar o fundo da gaiola com granulado de madeira, comprar um comedouro e um bebedouro, sendo esses os itens essenciais para sua sobrevivência. 

Outro item  importante é deixar brinquedos disponíveis para o seu hamster, para que ele consiga gastar energia e se entreter. Os itens que mais agradam esses pets são  os túneis  e a rodinha usada  para exercícios.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Limpando a gaiola dos seus hamsters

Para ter um Hamster saudável,  com saúde e com bem-estar, é muito importante limpar a gaiola pelo menos uma vez por semana. Nesse momento, vamos transferir o pet para um local bem seguro e deixaremos alguns brinquedos disponíveis, um exemplo seria uma caixa plástica. 

Para realizarmos a limpeza, precisamos retirar todos os brinquedos e também a madeira em grãos. Logo depois, iremos lavar toda a estrutura da gaiola com detergente neutro e água. 

Em seguida, vamos aguardar para que esteja completamente  seca, durante a limpeza da gaiola vamos aproveitar para realizar a higienização dos brinquedos  dos também.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Na hora de montar a gaiola novamente, vamos trocar o granulado por um novinho, deixando assim o ambiente completamente limpo e renovado. 

Higienização do comedouro e do bebedouro

Para o comedouro e bebedouro iremos realizar a limpeza  diariamente, mas alternando o dia entre um e o outro. Uma dica é retirar o comedouro da gaiola após o fim da refeição, não  deixando sobras e evitando a proliferação  de germes.

Agora, para realizar a limpeza, vamos executar  um processo  igual ao realizado na gaiola, usando água, detergente  neutro e aguardando para que estejam completamente secos antes de colocá-los de volta para uso.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Alimentação 

Alimentar o hamster é muito simples, eles são onívoros e isso significa que ele pode comer algas, carnes e plantas. Normalmente as pessoas pensam que o melhor alimento para o hamster e o mix de sementes, mas não é verdade.

Somente as sementes não entregam nutrientes suficientes e necessários para o organismo desse pet. Além disso,  a semente de girassol possui muita gordura, então, se consumida em excesso pode ocasionar  danos à saúde  do animalzinho.

Para a alimentação  adequada  do hamster, você  poderá  oferecer cenoura, cortando em pedaços pequenos, entre outros vegetais. Porém,  você  deverá  comprar uma ração específica para hamsters. Essas rações  entregam todos os minerais e vitaminas  necessárias para que seu roedor tenha bastante energia e uma boa saúde.

Cuidando dos filhotes de hamsters 

Em nosso país, não  se pode comercializar filhotes de hamsters. Esses animais só  podem ser vendidos após  atingirem 2 meses de vida.

Porém,  caso você tenha um casal em casa e esses venham a ter filhotes, você precisará saber como cuidar desses lindos recém nascidos. A primeira coisa que devemos fazer nessa situação é separar o pai de seus filhotes. 

Sendo comum o ataque dos hamsters machos a seus filhos, a melhor tática é separá-los.

As fêmeas amamentam seus filhotes durante os primeiros 15 dias, dentro desse período  você  não  terá  preocupação com a alimentação  deles. Porém, após esse período será necessário procurar um veterinário para saber mais detalhes  de como cuidar de um filhote hamster. 

O veterinário deverá  indicar o uso de ração de adultos para seus jovens hamsters e dará dicas de cuidados para te auxiliar.

Saúde  dos hamsters

Esse animal é  muito resistente e ficará  doente muito raramente, principalmente  com os cuidados adequados. Porém, quando doente, a doença  se desenvolve de forma muito rápida. 

Sendo assim, é de extrema importância  atentar-se  a sinais como: diarreia, pelos opacos, queda de pêlos, falta de apetite e espirros. Caso veja algum desses sintomas leve imediatamente  seu pet ao veterinário para que ele avalie e medique-o da maneira adequada.

Leia também: Como cuidar de coelho: alimentação, hábitos e cuidados

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com uma sólida formação em Eletrotécnica e imerso em seus estudos de Sistemas de Informação, Deyvid Manhães traz consigo uma paixão contagiante por Tecnologia, Cuidados com Pets, Matemática e Física. Agora, como membro da equipe do Biologia Digital, ele adiciona sua perspectiva única e seus amplos conhecimentos a cada artigo que produzimos. Prepare-se para mergulhar em conteúdos enriquecedores e inspiradores! Para se conectar com Deyvid, sinta-se à vontade para enviar um e-mail para: deyvidmanhaes2@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *