Crânios alongados de mulheres da Era Viking foram encontrados em Gotland

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Crânios alongados de mulheres da Era Viking foram descobertos por arqueólogos na ilha sueca de Gotland.

O achado foi encontrado por pesquisadores liderados pelo arqueólogo Matthias Toplak, do Museu Viking Haithabu, que fica na Alemanha.

Cabe ressaltar, que as alterações foram encontradas em 3 mulheres enterradas na ilha de Gotland, hoje localizada na ilha sueca, mas que fazia parte da Era Viking (793 a 1066 d.C).

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: © SHM/Johnny Karlson 05-11-2008 (CC BY 2.5 SE

Crânios alongados das mulheres da Era Viking foram modificados por qual razão?

De acordo com os arqueólogos envolvidos neste estudo, as modificações provocaram um alongamento no crânio dessas mulheres, que ganharam um aspecto de alienígenas.

E provavelmente, essas alterações foram provocadas por bandagens feitas nessas mulheres desde o nascimento.

Vale destacar, que segundo os cientistas, a razão desta modificação pode ter sido algum costume estrangeiro trazido por pessoas da Àsia, através de relações comerciais mais antigas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com isso, uma das possibilidade são de nômades da Ásia que possuíam essa prática que foram para a Europa por volta do século IV.

Modificação pode ter sido prática de uma família ao longo de gerações

Ainda, segundo os pesquisadores, essa prática que possivelmente foi trazida por comerciantes da Ásia, pode ter permanecido em um grupo familiar por diversas gerações.

Além do mais, essa prática de alongar o crânio, provavelmente aconteceu somente entre as mulheres dessa família, já que não foram encontradas outras mulheres com a mesma modificação na região da Escandinávia.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Desse jeito, os arqueólogos acreditam que essa prática durou até o século X, como uma forma de manter uma ligação cultural e histórica com determinados ancestrais comerciantes vindos da Ásia.

Crânios com dentes lixados também foram encontrados em Gotland

Além disso, na ilha sueca de Gotland, os pesquisadores também encontraram crânios enterrados com dentes lixados.

Segundo os estudiosos, essa prática estranha provavelmente servia para identificar grupos de comerciantes da Era Viking e pode ter sido uma espécie de ritual de iniciação feita com os jovens comerciantes aprendizes da época.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leia mais: Eclipse solar total não emite radiação ofuscante, de acordo com a NASA

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *