Aprenda como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo com estas dicas simples

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Seu cachorro urina em toda a parte da casa e você não sabe o que fazer para resolver esse problema? Fique tranquila! Pois, hoje, aqui no Biologia Digital você vai aprender como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo com dicas bem simples e práticas!

Qual a melhor idade para treinar meu cãozinho?

Sem dúvidas, a resposta para essa pergunta é: quando ainda são filhotes, até os 6 meses de idade!

Isso porque nessa fase, os cachorrinhos ainda fazem pipi agachados e não sentem a necessidade de demarcar o território.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mas, mesmo em idade adulta é possível ensinar o cão a fazer xixi no local que você estabeleceu para ele… 

Entretanto, você terá que ter um pouco mais de paciência! Inclusive, o ideal é que o animal já tenha sido castrado, pois com o procedimento eles perdem a necessidade de demarcação de território e fica bem mais fácil ensiná-lo.

Técnicas para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Bom, agora chegou a hora de aprender algumas técnicas que irão te ajudar a ensinar o seu cachorro a fazer o pipizinho no local correto!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Defina o local do banheiro

Primeiramente, é preciso deixar claro para o seu animalzinho qual é o local correto para ele fazer o pipizinho dele! 

Por isso, escolha um local com distância de pelo menos 2 metros da área em que seu animalzinho dorme e se alimenta.

Também, é importante que essa área seja coberta por material diferente do piso que ele circula, então, cubra o espaço com tapete higiênico, jornal ou até grama sintética apropriada.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Reforço positivo

No início, seu animal terá dificuldades de assimilar o local do banheiro. Entretanto, cada vez que ele fizer xixi no lugar certo, faça carinho e fale palavras positivas.

Mas, se ele fizer o pipi no local errado, não brigue ou grite com ele. Esse tipo de comportamento só deixará seu animal mais confuso e triste com você.

Ampliar a área do banheiro

Se ele começar a fazer o xixi próximo à área definida, mas não estiver acertando o lugar, então, aumente a área coberta com o material que você escolheu. Depois que ele começar a acertar, vá reduzindo o espaço.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Uso de feromônios

Existem no mercado alguns produtos que utilizam feromônios que atraem o cãozinho para fazer o xixi no local desejado. Eles mimetizam o cheiro da urina, ajudando o animal a identificar a área do banheiro.

Cones

Se o seu cão é adulto, uma forma de facilitar o adestramento é utilizar um cone em cima do tapete higiênico para que ele possa levantar a perninha e mirar o xixi no item.

Usar removedor enzimático

Além disso, é importante eliminar o cheiro da urina de locais que o animal demarcou. Portanto, uma ótima saída é utilizar removedores enzimáticos que eliminam o odor da urina do animal dos ambientes.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Outro fator que fará diferença é limpar a área sempre que ele fizer xixi, pois através do faro ele pode sentir o cheiro da urina e fazer o pipi no ambiente errado.

Veja também: Como acabar com pulgas no cachorro e no ambiente de forma correta

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Rafaela Lucena é mais do que uma redatora; é uma entusiasta incansável do vasto universo da Astronomia, Educação Infantil, Cuidados com Pets e Jardinagem. Com uma combinação única de paixão e profundo conhecimento nessas áreas, ela entrega diariamente artigos envolventes e informativos aqui no Biologia Digital, inspirando nossos leitores a explorarem e aprenderem mais sobre esses fascinantes temas. Para trocar ideias ou colaborar, não hesite em entrar em contato através do e-mail: rafaeladelucena@gmail.com.