Saiba como dormir no calor com 5 dicas importantes

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O Brasil segue passando por uma onda de calor bastante intensa e muitas pessoas querem saber como dormir no calor

Isso porque, com o aumento da temperatura, comumente se torna difícil adormecer e vários distúrbios do sono acabam acontecendo consequentemente.

Dessa maneira, neste artigo do Biologia Digital, você vai descobrir 5 dicas importantes para dormir melhor no calor. 

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Por que é mais difícil dormir no calor?

O aumento da temperatura acaba prejudicando o sono, mas você sabe por que isso acontece?

A dificuldade em dormir quando está muito calor acontece principalmente porque o nosso organismo precisa de uma temperatura mais baixa para iniciar o processo do sono.

E obviamente, quando a temperatura externa aumenta, o nosso corpo acaba tendo dificuldades de equilibrar a temperatura e, por consequência, a gente acaba tendo dificuldades de pegar no sono.

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Além disso, muitos estudiosos têm estudado a relação do calor com distúrbios do sono.

Inclusive, cientistas da Coreia do Sul, demonstraram que existe uma maior procura por medicamentos que induzem o sono quando existe um aumento na temperatura.

Porém, como dormir no calor se torna penoso e mais difícil, vamos te mostrar 5 dicas para amenizar esse problema e te ajudar nesse processo.

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Beba água

Por mais que pareça óbvio, beber água é a primeira coisa que você tem que fazer ao longo de todo o dia.

No entanto, é necessário se hidratar principalmente antes de você ir dormir.

Isso porque beber água vai te fornecer uma sensação refrescante, além de colaborar para a diminuição da temperatura corporal.

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Aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores

E evidentemente, o uso de aparelhos como ar-condicionado ou ventiladores ajudam a refrescar o ambiente e melhorar as condições para dormir.

Então, caso você tenha um desses aparelhos é recomendável utilizar, mas é uma sugestão bastante óbvia e que muitas pessoas já fazem.

Por outro lado, se você não tiver nenhum dos dois, você pode abrir a janelas para aumentar a circulação de ar, estratégia útil para diminuir a temperatura do quarto. 

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Roupas leves

Além disso, é interessante usar roupas leves para fornecer uma sensação maior de conforto.

Não mexa no celular antes de dormir

Ainda, se você deseja conseguir dormir, além do calor, o uso de dispositivos como celulares ou tablets acabam atrapalhando a chegada do sono porque desregula o ciclo circadiano.

Então, se o objetivo é conseguir dormir mesmo com calor é muito importante, pelo menos nessas épocas mais quentes, reduzir bastante o uso desses dispositivos antes de dormir.

Como dormir no calor sem ventilador

E como dito antes, o uso de aparelhos como ventiladores, ar-condicionado ou umidificadores são bastante úteis para ajudar a dormir no calor.

No entanto, para quem não tem ventilador ou ar-condicionado, uma estratégia útil é abrir as janelas para que aumente a circulação de ar no interior do quarto e para que haja uma redução na temperatura do ambiente.

Além disso, você precisa colocar em prática as outras dicas sugeridas anteriormente, principalmente beber água antes de dormir e usar roupas leves. 

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Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com