Descubra como cuidar do umbigo depois que cai

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Como cuidar do umbigo depois que cai é uma preocupação bastante pertinente das mamães, principalmente, aquelas de primeira viagem.

Então, neste artigo do Biologia Digital, você vai aprender quais os cuidados, principalmente, com a limpeza e higiene do local que precisam ser tomados.

Dessa forma, para prevenir qualquer tipo de problema como inchaço, inflamação ou infecção, veja agora nossas dicas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

No entanto, já adiantamos que visitas ao médico pediatra são importantes e indispensáveis.

Como cuidar do umbigo depois que cai

Como dito anteriormente, mamães de primeira viagem costumam ficar preocupadas com os cuidados do coto umbilical, como é chamado o restinho de cordão umbilical que ficou na barriguinha do bebê.

Vale destacar, que o cordão umbilical é o meio pelo qual a mamãe transfere os nutrientes e oxigênio para o bebê, quando este ainda está no útero.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

No entanto, no momento do parto, o cordão é cortado a mais ou menos 2 centímetros de distância da barriga da criança, deixando um resíduo de cordão, que é o coto umbilical, como dito antes.

Dessa maneira, o coto costuma ser grande motivo de receio, principalmente, no momento do banho.

Isso porque as mamães ficam com medo de machucar o bebê ou se preocupam com a higiene adequada a fim de evitar infecções.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A higiene do coto umbilical

Desse jeito, você precisa realizar a limpeza do coto desde o momento do nascimento do bebê até cerca de 15 dias depois, que é o tempo que leva para o coto cicatrizar e se desprender da barriga do neném.

Assim, o coto umbilical deve ser limpo com álcool a 70%, logo depois do banho e entre as trocas de fraldas.

Isso porque as fraldas podem apresentar alguma contaminação por causa das fezes e, por isso, a higienização do coto precisa ser feita entre as trocas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Como deve ser o banho do coto

Além disso, durante o banho do bebê, você deve realizar a limpeza do coto umbilical com sabão neutro e água fresca e filtrada.

Não use mercúrio

Ainda, você não deve usar mercúrio (ou o popular “merthiolate”) porque esta substância é tóxica e pode mascarar uma inflamação do local.

Conclusão

Assim, neste post você descobriu como cuidar do umbigo depois que cai, uma prática que precisa ser bem-feita com higiene correta para evitar infecções.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, este texto não substitui consultas com o pediatra, que precisa estar acompanhando o bebê sempre.

Desse jeito, qualquer dúvida, pode deixar aqui abaixo nos comentários.

Leia também: Banho quente faz mal? Veja o que diz a ciência

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com