5 dicas simples de como cuidar de samambaia dentro de casa do jeito certo

As samambaias são plantas muito populares nas residências brasileiras, por conta de sua exuberância, charme e por se adaptar muito bem ao nosso clima. Por isso, neste artigo, você vai aprender como cuidar de samambaia dentro de casa com 5 dicas rápidas e fáceis de aplicar na sua verdinha!

como-cuidar-de-samambaia
Foto: Reprodução

Samambaia: uma planta de mais de 300 milhões de anos!

Essa lindeza de planta é nativa da Oceania! E estima-se que essa plantinha tem sua ancestralidade datada antes do período carbonífero (entre 299 a 359 milhões de anos aproximadamente).

É muita idade, não é mesmo?! Inclusive, foi no período carbonífero que estas pteridófitas começaram a se diversificar e ficar com uma aparência bem semelhante à que vemos hoje!

Como cuidar de samambaias dentro de casa?

Você já deve ter visto as samambaias presentes em diversas imagens de projetos de decoração de interiores!

Isso acontece porque estas são plantas que vivem bem em ambientes de meia sombra e que precisam ser protegidas do excesso de vento que pode danificar a sua folhagem! Mas, é preciso ficar atenta a outras condições para aprender como cuidar de samambaia do jeito certo!

como-cuidar-de-samambaia
Foto: Reprodução

Substrato

Para não errar, o melhor é adquirir um substrato pronto para samambaias. Você pode encontrá-los facilmente em qualquer casa de jardinagem ou horto.

Isso é importante porque as samambaias necessitam de um substrato que retenha umidade na medida certa, o que é fundamental para o desenvolvimento de suas folhas, que dependendo da espécie pode chegar a até 8 metros de comprimento!

Rega

O ideal é que a rega seja feita diariamente, sem exageros, a fim de manter a sua samambaia bem hidratada. Também, aproveite e borrife água em suas folhas sempre que for regar a sua plantinha.

Poda

Faça a poda de limpeza regularmente, ou seja, retire apenas folhas e galhos secos. Isso vai garantir uma aparência bonita para a sua planta e estimular o crescimento de novos galhos e folhas.

Iluminação

É importante proteger a sua samambaia da luz solar direta! Isso porque o sol queima suas folhas e as deixa amareladas e quebradiças!

Sendo assim, o ideal é deixá-las em uma varanda ou dentro de casa, em um ambiente bem iluminado, mas com iluminação indireta.

como-cuidar-de-samambaia
Foto: Reprodução

Adubação

Mensalmente, coloque um pouco de NPK 12-08-06 conforme instruções da embalagem! Agora, se sua plantinha está com poucas folhas, poderá colocar uma solução de água de arroz para que estimule o seu enraizamento e crescimento.

Leia mais: 5 Plantas pendentes para dentro de casa: Dicas de decoração e cultivo