Cientistas descobrem como a fotossíntese começa e fato impressiona

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Canva

Pesquisadores norte-americanos descobriram como o processo de fotossíntese é iniciado. O estudo rendeu uma publicação na revista científica Nature.

Inclusive, há bastante tempo os biólogos conhecem o processo de fotossíntese, bem como suas etapas principais.

Além disso, para quem não sabe, a fotossíntese é um fenômeno de conversão da energia luminosa do Sol em energia química.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Ainda, quando realizado por plantas e cianobactérias, acontece também a liberação de oxigênio.

Com isso, é uma reação crucial para que nós e todos os outros seres aeróbicos possamos existir.

Assim, os cientistas não se contentaram em somente conhecer as moléculas e etapas principais envolvidas, mas quiseram também saber como começava a fotossíntese.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

E a resposta veio com a equipe de pesquisadores do MIT, liderada pelo professor Quanwei Li.

Os cientistas descobriram que apenas um fóton é suficiente para iniciar todo o processo fotossintético.

Cientistas descobrem como a fotossíntese começa através de detector sensível 

E esses estudiosos fizeram essa descoberta graças a um detector muito sensível que pode perceber um fóton, que foi chamado de “arauto”.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Para assegurar que o processo fotossintético foi realmente iniciado a partir da absorção de um fóton somente, o “fóton arauto” fluorescente foi detectado e analisado mais de 17 bilhões de vezes. 

O experimento utilizou uma bactéria roxa anoxigênica, que usa o enxofre como fonte de elétrons em vez de oxigênio, como acontece com plantas e cianobactérias.

Além disso, os cientistas separaram os complexos coletores de fótons dessa bactéria roxa do enxofre, conhecidos como LH1 e LH2, do restante do sistema fotossintético.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

E através de um detector muito sensível, conseguiram identificar que um único fóton isolado foi capaz de começar toda a reação de fotossíntese.

Assim, com a descoberta, os pesquisadores esperam realizar ainda mais estudos e experimentos para procurar entender como ocorre a transferência de energia de um único fóton, numa escala muito pequena de tempo.

Veja outros artigos do Biologia Digital aqui abaixo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com