Cidades Chinesas estão Afundando: Causas Principais e Desafios

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Um novo estudo revela que quase metade das principais cidades chinesas estão afundando.

E esse dado representa uma ameaça significativa para uma vasta população urbana.

Vale destacar, que a extração de águas subterrâneas e o peso das estruturas urbanas são os principais causadores desse preocupante problema.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Aqui, neste artigo do Biologia Digital, você vai ficar por dentro desse fenômeno que está deixando os chineses assustados!

Foto: Reprodução/ Canva Pro

Com Cidades Chinesas Afundando, 10% da População Costeira está em Risco

Cabe ressaltar, que algumas cidades afetadas, incluindo metrópoles como Pequim e Tianjin, localizam-se predominantemente na parte oriental da China e ao longo da costa. 

Dessa maneira, considerando também o aumento do nível do mar, esse afundamento pode expor até 10% da população costeira chinesa a riscos de inundação e danos irreparáveis.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Resultados do Estudo

O estudo, publicado na revista Science, analisou o afundamento em todas as cidades chinesas com mais de 2 milhões de habitantes entre 2015 e 2022.

Dessa forma, os cientistas descobriram que 45% dessas cidades estão submergindo mais de 0,1 polegada por ano, com 16% apresentando uma taxa de afundamento superior a 0,4 polegada por ano.

Além disso, os estudiosos acreditam que o problema está relacionado à retirada de águas subterrâneas e ao rápido desenvolvimento urbano, com edifícios altos e expansão das redes de transporte. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Assim, esse fenômeno coloca em risco a integridade estrutural das cidades e aumenta a probabilidade de inundações, especialmente nas áreas costeiras.

Logo, controlar a extração de águas subterrâneas é identificado como uma solução crucial para combater o afundamento das cidades chinesas.

Inclusive, experiências bem-sucedidas, como a desaceleração da extração de água subterrânea em Tóquio, mostram que medidas proativas podem reduzir os efeitos adversos desse fenômeno.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Conclusão

O afundamento das cidades chinesas representa uma ameaça iminente que exige uma resposta urgente e sustentada.

Portanto, a implementação de medidas para controlar a extração de águas subterrâneas e diminuir os efeitos do problema é essencial para proteger as estruturas e garantir a segurança da população urbana do país.

Leia também:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *