Para que serve e como usar o carvão ativado para cachorro?

carvão-ativado-para-cachorro
Foto: Canva

O carvão ativado para cachorro é uma excelente estratégia para o seu animal, caso ele tenha ingerido alguma substância tóxica por acidente ou não.

Isso porque infelizmente em algumas ocasiões, de forma maldosa, o seu cachorro acaba experimentando alguma substância venenosa.

Já em outras circunstâncias, de forma totalmente acidental, o pet acaba entrando em contato com alguma toxina, por exemplo, presente em alguma planta.

Portanto, independente da situação, principalmente se não houver a possibilidade de levar o seu bicho ao veterinário, o ideal é utilizar o carvão ativado para desintoxicar cachorro.

Dessa maneira, você vai conferir agora qual a forma de usar e para que serve o carvão ativado para cachorro.

Então fica comigo até o final para não perder nenhum detalhe!

Carvão ativado para cachorro funciona?

Carvão ativado para cachorro funciona porque ele se comporta como um adsorvente, material que por ter poros microscópicos em sua composição acaba por adsorver as moléculas das toxinas.

Essas moléculas tóxicas, sendo líquidas ou gasosas, ficam retidas na superfície do material adsorvente, que nesse caso é o carvão ativado.

E caso você esteja preocupado quanto ao uso de um material como um carvão, saiba que não existem riscos para o seu cachorro.

Desde que seja aplicado corretamente segundo as informações contidas na própria embalagem do produto que costuma ser comercializado em farmácias veterinárias e recomendado por médicos veterinários.

Como dar carvão ativado para cachorro?

Caso você identifique algum sinal de intoxicação no seu cachorro, recomendamos que procure um profissional de medicina veterinária.

Porém, sabemos que nem sempre vai existir uma clínica veterinária com atendimento 24 horas disponível perto de você nesses momentos.

Então, primeiramente, é necessário que você identifique alguns sintomas básicos característicos de intoxicação no seu cãozinho, como:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Respiração ofegante;
  • Membros gelados;
  • Excesso de saliva.

Dessa forma, caso você esteja convicto de que o seu animal  ingeriu alguma substância tóxica, como uma planta, por exemplo, então você pode aplicar o carvão ativado para desintoxicar o seu pet.

Com isso, ao adquirir o sachê de carvão ativado, leia todas as instruções da embalagem para que você faça a diluição correta em água.

Além disso, os profissionais médicos veterinários recomendam que você utilize uma seringa para fazer a aplicação oral corretamente.

Importante destacar que uma visita ao veterinário é sempre recomendável!

Além do mais, apenas aplique o carvão ativado no seu cachorro, se ele estiver consciente.

Veja mais artigos do biologiadigital.com.br que podem ser interessantes para você: