Camisa de 2 mil anos é encontrada no interior de caverna em Israel

Uma camisa infantil de 2 mil anos foi descoberta no interior da caverna das Letras, localizada em Israel, e intrigou os pesquisadores.

Vale destacar que o objeto encontrado estava bastante preservado e apresentava “nós” que deixaram os estudiosos bastante intrigados, por ser uma característica possivelmente relacionada a um costume místico dos habitantes desta época.

Dessa maneira, a túnica se junta a coleção de objetos ou artefatos que também foram encontrados nessa caverna das Letras e que ajudam compreender melhor os costumes e a história do povo de Israel.

A caverna das Letras

Foto: Reprodução

A caverna das Letras foi descoberta na década de 1960 pelo arqueólogo Yigael Yadin, que realizou uma gama de descobertas arqueológicas relevantes para a história de Israel.

E esta caverna está localizada no deserto da Judeia entre as escarpas que formam a geologia do lugar, perto do Mar Morto.

Vale ressaltar, que além da camisa, outros objetos antigos já foram encontrados na caverna das Letras como pedaços de papiros ou cartas.

Datação da camisa

Além do mais, a camisa descoberta remonta ao período da revolta de Bar Kochba, momento histórico caracterizado por uma rebelião Judaica contra o império romano que aconteceu  entre os anos de 132 e 136 d.C.

O que revelam os “nós” encontrados na camisa

O que deixou os pesquisadores bastante intrigados foi a presença de “nós” na bainha da camisa e na região dos braços.

A camisa encontrada apresenta um certo nível de desgaste bastante natural devido ao decorrer do tempo e é possível notar esses nós feitos com fio de linho.

Assim, os estudiosos acreditam que essa amarração feita com fios de linho era uma estratégia baseada numa tradição de proteção, onde substâncias com supostas propriedades protetoras como resina e sal eram penduradas como acessórios na vestimenta.

Com isso, a estratégia dos “nós” certamente foi usada para proteger a criança das doenças e perigos comuns de seu tempo, em Israel.

E esta descoberta, ajuda os pesquisadores a compreenderem alguns dos costumes cotidianos ou preocupações das pessoas que habitavam o local naquela época.

Veja outros artigos recentes do Biologia Digital: