Camisa de 2 mil anos é encontrada no interior de caverna em Israel

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Uma camisa infantil de 2 mil anos foi descoberta no interior da caverna das Letras, localizada em Israel, e intrigou os pesquisadores.

Vale destacar que o objeto encontrado estava bastante preservado e apresentava “nós” que deixaram os estudiosos bastante intrigados, por ser uma característica possivelmente relacionada a um costume místico dos habitantes desta época.

Dessa maneira, a túnica se junta a coleção de objetos ou artefatos que também foram encontrados nessa caverna das Letras e que ajudam compreender melhor os costumes e a história do povo de Israel.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A caverna das Letras

Foto: Reprodução

A caverna das Letras foi descoberta na década de 1960 pelo arqueólogo Yigael Yadin, que realizou uma gama de descobertas arqueológicas relevantes para a história de Israel.

E esta caverna está localizada no deserto da Judeia entre as escarpas que formam a geologia do lugar, perto do Mar Morto.

Vale ressaltar, que além da camisa, outros objetos antigos já foram encontrados na caverna das Letras como pedaços de papiros ou cartas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Datação da camisa

Além do mais, a camisa descoberta remonta ao período da revolta de Bar Kochba, momento histórico caracterizado por uma rebelião Judaica contra o império romano que aconteceu  entre os anos de 132 e 136 d.C.

O que revelam os “nós” encontrados na camisa

O que deixou os pesquisadores bastante intrigados foi a presença de “nós” na bainha da camisa e na região dos braços.

A camisa encontrada apresenta um certo nível de desgaste bastante natural devido ao decorrer do tempo e é possível notar esses nós feitos com fio de linho.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Assim, os estudiosos acreditam que essa amarração feita com fios de linho era uma estratégia baseada numa tradição de proteção, onde substâncias com supostas propriedades protetoras como resina e sal eram penduradas como acessórios na vestimenta.

Com isso, a estratégia dos “nós” certamente foi usada para proteger a criança das doenças e perigos comuns de seu tempo, em Israel.

E esta descoberta, ajuda os pesquisadores a compreenderem alguns dos costumes cotidianos ou preocupações das pessoas que habitavam o local naquela época.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Veja outros artigos recentes do Biologia Digital:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com