3 Brincadeiras para o Dia das Crianças na Educação Infantil

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com o feriado do dia das crianças se aproximando, nós aqui do Biologia Digital resolvemos separar 3 brincadeiras para o dia das crianças na educação infantil.

Isso porque ao contrário do que muitos pensam as brincadeiras, principalmente lúdicas, são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades específicas dos pequenos, como:

  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Coordenação motora;
  • Consciência fonológica;
  • Desenvolvimento sócio emocional;
  • Desenvolvimento da criatividade ou capacidade de imaginação.

Assim, a realização dessas atividades são importantes na educação infantil, fase que envolve crianças de 0 a 5 anos que além de precisarem ser alfabetizadas, precisam também desenvolver certas habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Veja agora 3 brincadeiras para o dia das crianças na educação infantil para você aplicar em sala de aula com os pequenos

Agora vamos te apresentar exemplos de brincadeiras lúdicas para o dia das crianças na educação infantil que vão estimular diversas capacidades nos pequenos em sala de aula.

Brincadeiras para o dia das crianças para o berçário 2 (0 a 3 anos)

Esconde-esconde (Foto: Canva)

Nesta etapa da vida da criança é necessário a realização de brincadeiras  que sejam capazes de estimular a:

  • Coordenação motora;
  • Habilidades sensoriais;
  • Desenvolvimento socioemocional.

Deste jeito, brincadeira como de “esconde-esconde” pode ser bastante útil para aguçar todas essas capacidades dos pequenos no espaço escolar, na creche ou em casa.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Brincadeiras para crianças com idade pré-escolar (4 anos)

Foto: Canva

Já alunos e alunas com idade pré-escolar necessitam de atividades que estimulem:

  • A capacidade de raciocínio;
  • Imaginação;
  • E criatividade.

Assim, propor brincadeiras como jogos de memória ou puzzles podem ser fundamentais para estimular as habilidades necessárias  das crianças nessa faixa etária.

Brincadeiras para crianças com idade escolar (5 anos)

Foto: Canva

Por outro lado, crianças com cerca de 5 anos estão na fase de alfabetização e letramento e para isso é fundamental a realização de atividades lúdicas que estimulem tal processo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com isso, jogos de palavras cruzadas ou histórias com aventuras podem ser essenciais para desenvolver as habilidades cognitivas necessárias nesta fase.

Leia mais artigos:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com