Áreas verdes nas cidades podem prevenir ansiedade e depressão, diz estudo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O estudo de pesquisadores da Universidade de Liverpool identificou que áreas verdes nas cidades podem prevenir ansiedade e depressão.

Além disso, este trabalho também fez uma relação entre a presença desses espaços verdes e azuis (árvores e lagos), com a desigualdade socioeconômica e aspectos de saúde mental.

Do ponto de vista ecológico, a criação de áreas verdes traz diversos benefícios à natureza, como o sequestro de carbono da atmosfera e prevenção de inundações…

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Porém, os cientistas quiseram investigar também os efeitos benéficos da criação de um espaço verde composto por árvores e jardins na saúde mental das pessoas.

Como se deu o estudo?

Para realizar o estudo, as professoras Sarah Rodgers e Rebecca Geary, da Universidade de Liverpool, convidaram cientistas de outros países.

Os pesquisdores, então, conseguiram de forma anônima dados de áreas verdes e azuis e registros de ansiedade e depressão, de uma amostra de 2 milhões de pessoas no País de Gales.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, todos esses dados de casos de ansiedade e depressão versus áreas verdes são relativos a um recorte de 10 anos da população amostral.

O que dá um nível de confiabilidade maior aos resultados estatísticos.

Quais foram os benefícios das áreas verdes nas cidades à saúde mental?

Os resultados do trabalho mostraram que os espaços verdes e azuis foram capazes de reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Consequentemente, este efeito provocou uma diminuição na procura por profissionais de saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras.

Além disso, o estudo mostrou que pessoas de baixa renda são mais impactadas positivamente com a presença desses espaços verdes nas cidades ou nas regiões onde moram.

Com isso, os resultados deste trabalho reforçam a necessidade de investimentos públicos na criação desses espaços verdes e azuis nas grandes cidades.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O que seria fundamental para fornecer benefícios ao meio ambiente do ponto de vista ecológico (sequestro de carbono, aumento da biodiversidade)

Além de proporcionar vantagens à saúde mental das pessoas.

Veja abaixo mais artigos do Biologia Digital.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com