Calculando a área do retângulo: Veja de forma simples como calcular esse parâmetro

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A área do retângulo é calculada pela multiplicação entre o comprimento da sua altura e da sua base.

A área é um conceito matemático que define a quantidade medida de uma superfície ou espaço bidimensional. O retângulo é um exemplo de quadrilátero que possui todos os seus ângulos internos e externos iguais e além disso, ainda é um paralelogramos, já que seus ângulos internos são ângulos retos, ou seja, ângulos medindo 90º. 

Calcular a área de um retângulo é um processo fácil, sendo necessário apenas demonstrar o resultado entre o produto de sua altura h por sua base b, seguindo a fórmula: Área = Altura h x Base b. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Vamos para um exemplo de aplicação

Primeiro exemplo:

Cálculo da área do retângulo

Temos um campo de futebol e precisamos trocar seu gramado, para isso, é necessário passar para o fornecedor a área total desse campo. Desta forma o fornecedor poderá  trazer quantidade suficiente de grama para replantar todo o campo. Tendo em mente que um campo de futebol possui a forma de um retângulo e que sua base b tem o valor igual a 100 m e sua altura h possui valor igual a 50m, para realizarmos esse cálculo da área, precisamos:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Pegamos o valor de b e o valor de h para realizar sua multiplicação. Desta forma teremos como resultado o valor da área do nosso campo de futebol. Veja abaixo:

b = 100 m e h = 50 m

A = 100 * 50 = 5000 m²

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Desta forma, aplicando a fórmula da área obtemos o resultado de 5000 m². A unidade de medida padrão para área é o metro quadrado (m²). Porém, sempre utilizaremos a unidade principal pedida na questão, se nossos valores estão em cm, m ou até km. A unidade de medida será a unidade do valor elevado ao quadrado. Se tivéssemos os dados de nosso retângulo em cm e não foi solicitado o uso ou conversão para metros, então nosso resultado seria apresentado em centímetros quadrados (cm²).

Vamos para o nosso segundo exemplo para área do retângulo

Utilizaremos para esse exemplo um retângulo qualquer, cuja suas unidades de medida sejam diferentes para que facilite seu aprendizado. Teremos agora, uma base b igual a 2 metros e uma altura h igual a 50 centímetros.

Então, para essa resolução teremos:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

b = 2 m e h =  50 cm

Antes de aplicarmos a fórmula precisamos ter ambos os parâmetros utilizando a mesma unidade de medida, então devemos converter a base de metros para centímetros ou a altura de centímetros para metros. Para obter uma resolução mais rápida e prática, sempre realize a conversão que te facilite a resolver o problema. Por esse motivo, iremos converter a altura de centímetros para metros. 

Sendo assim teremos:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

b = 2m e h = 0,5 m

A = 2 * 0,5 = 1 m² .

Cálculo do perímetro

Além da área, o perímetro também é uma grandeza muito importante e utilizada constantemente. Para realizarmos seu cálculo, precisamos saber que o perímetro é a soma de todos os 4 lados de um retângulo. Sendo assim, a fórmula do perímetro se resume a P = b1 + b2 + h1 + h2 ou ainda a P = 2 * (b + h).

Foto: Reprodução

Um exemplo do cálculo do perímetro, seria um retângulo de base b igual a 7 cm e uma altura h de 5 cm.

P = 2 * (7 + 4)

P = 2 * 11

P = 22cm.

Cálculo da diagonal

Outra grandeza utilizada quando falamos de retângulo é o cálculo da diagonal, que nada mais é que um segmento de reta que une dois vértices que não são consecutivos internamente. Para calcularmos a diagonal ou a hipotenusa, outro nome para essa grandeza matemática,  utilizamos um teorema muito famoso, chamado de teorema de Pitágoras. Pitágoras diz que a hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos quadrados dos seus catetos. 

Foto: Reprodução

Sendo assim, a diagonal d ou, com é representada no teorema, pela letra c e calculada pela fórmula:

c² = a² + b²

Vamos fazer um exemplo de cálculo da diagonal, tendo um retângulo de base b igual a 4 cm e altura h igual a 3 cm.

c² = 4² + 3²

c = √(16 + 9) 

c = √ 25 = 5 cm

Veja também: Membrana Plasmática: estrutura e funções. Entenda de uma vez por todas!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com uma sólida formação em Eletrotécnica e imerso em seus estudos de Sistemas de Informação, Deyvid Manhães traz consigo uma paixão contagiante por Tecnologia, Cuidados com Pets, Matemática e Física. Agora, como membro da equipe do Biologia Digital, ele adiciona sua perspectiva única e seus amplos conhecimentos a cada artigo que produzimos. Prepare-se para mergulhar em conteúdos enriquecedores e inspiradores! Para se conectar com Deyvid, sinta-se à vontade para enviar um e-mail para: deyvidmanhaes2@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *