Aparelhos de ar-condicionado estão aquecendo os centros urbanos, de acordo com estudo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Canva

De acordo com um estudo, aparelhos de ar condicionado estão contribuindo com o aumento de temperatura das cidades.

Isso porque com o aquecimento global, o planeta está mais quente e, principalmente, muitas cidades sofrem demasiadamente com ondas de calor.

Desse jeito, a utilização de aparelhos de ar-condicionado são cada vez mais frequentes por muitas pessoas que moram em centros urbanos que normalmente são mais quentes.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

No entanto, o que muita gente não sabe é que o uso desses aparelhos pode também aumentar mais ainda o calor nas cidades.

Visto que essas máquinas também liberam na atmosfera gases  HFCs que colaboram para o aumento do efeito estufa e consequentemente para a elevação da temperatura nas cidades.

Aparelhos de ar-condicionado podem aumentar a temperatura de uma cidade em até 2ºC

Os aparelhos de ar-condicionado são muito importantes para os seres humanos, principalmente, oferecendo benefícios para crianças e idosos…

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Já que esses indivíduos constituem um grupo mais vulnerável que geralmente corre mais riscos com a elevação da temperatura.

Por outro lado, como consequência das ondas de calor provocadas pelas mudanças climáticas, as pessoas acabam utilizando com mais frequência os aparelhos de ar-condicionado.

E esse maior uso representa um perigo ao planeta, porque esses aparelhos produzem os gases conhecidos “HFCs”, que  contribuem para o aumento do efeito estufa e consequente aquecimento global.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, segundo o portal “Euronews”, o uso acentuado desses aparelhos provoca uma ilha de calor nas cidades, o que pode fazer a temperatura de um centro urbano aumentar em até 2º C. 

Isso porque muitos condicionadores de ar ligados ao mesmo tempo resfriam um ambiente interno levando benefícios às pessoas, mas liberam bolhas de ar quente para o ambiente externo.

Essa bolha de ar quente produzida por essas máquinas, também chamada de calor residual, soma-se  à onda de calor natural do verão de uma determinada região, podendo elevar a temperatura até 2 graus Celsius.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Veja mais artigos do Biologia Digital que podem te interessar:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leandro Sinis, além de ser o CEO do Biologia Digital, traz consigo uma bagagem valiosa como biólogo e divulgador científico, graduado pela renomada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua paixão pela ciência e pelo compartilhamento do conhecimento o impulsiona a liderar esta plataforma com dedicação e expertise. Para entrar em contato com Leandro, envie um e-mail para: leandrocarsi89@gmail.com